Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Um ano para os Jogos Olímpicos Rio 2016: instalações esportivas em construção na Barra e em Deodoro avançam a todo vapor

Por Rio 2016

No Parque Olímpico da Barra, principal local de competições do evento, progresso chega a 82% de conclusão

Um ano para os Jogos Olímpicos Rio 2016: instalações esportivas em construção na Barra e em Deodoro avançam a todo vapor

Obras do Parque Olímpico seguem em bom ritmo: seis arenas serão entregues este ano (Empresa Olímpica Municipal)

As instalações esportivas que, em um ano, sediarão as competições do maior evento esportivo do mundo já estão tomando sua forma final. No Parque Olímpico da Barra, considerado o coração dos Jogos Rio 2016, as obras já apontam 82% de conclusão, com seis arenas a ser entregues ainda em 2015 e uma (o Estádio Aquático Olímpico) no primeiro trimestre de 2016. Já em Deodoro, o valor aproximado de evolução na construção chega a 80%. O balanço foi divulgado pela Prefeitura do Rio em coletiva realizada nesta quarta-feira (5), em comemoração ao marco de 1 ano para os Jogos Olímpicos, dentro da Arena Carioca 3, uma das instalações com o maior avanço.

Confira abaixo o status de cada uma delas:

Parque Olímpico da Barra

Considerado o coração dos Jogos Rio 2016, o Parque Olímpico da Barra foi o palco escolhido para 16 das 42 modalidades Olímpicas, além de nove das 23 Paralímpicas. Com a última instalação prevista para ser finalizada no primeiro trimestre de 2016, seis de suas arenas ficarão prontas ainda este ano – as três Arenas Cariocas, a Arena do Futuro, o Centro Olímpico de Tênis e o Velódromo Olímpico do Rio. Concluídas para os Jogos Pan-Americanos em 2007, a Arena Olímpica do Rio e o Centro Aquático Maria Lenk também farão parte do complexo.

Arena Carioca 1 - 85% concluída

Prevista para ser entregue no terceiro trimestre de 2015, a Arena Carioca 1 será palco do basquetebol Olímpico e nos Jogos Paralímpicos do basquetebol em cadeira de rodas e do rugby em cadeira de rodas. Após o Rio 2016 fará parte de um centro de treinamento de alto rendimento.

Arena Carioca 2 - 91% concluída

Palco do judô, da luta greco-romana e da luta estilo livre nos Jogos Olímpicos, além da bocha nos Paralímpicos, a Arena Carioca 2 também fica pronta até o fim do ano. Junto com a Arena Carioca 1, formará o centro olímpico de treinamento após os Jogos

Arena Carioca 3 - 93% concluída

Os embates da esgrima, do taekwondo e do judô Paralímpico tomarão conta da Arena Carioca 3 durante os Jogos, também prevista para ser entregue até o fim do terceiro trimestre de 2015. Após o evento, vai se transformar em um Ginásio Experimental Olímpico, escola vocacionada para o esporte, com capacidade para 850 alunos.

Da esquerda para a direita: As ArenasCariocas 3, 2 e 1 já estão com pelo menos 85% de sua construção realizada (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

 

Centro Olímpico de Tênis - 68% concluído

O palco do tênis Olímpico, do tênis em cadeira de rodas e do futebol de 5 é composto por uma quadra principal, duas secundárias e outras sete quadras de jogo, além das seis destinadas aos treinos e aquecimentos dos atletas. Todo o complexo de 16 quadras está previsto para ser entregue ainda este ano. Após os Jogos, a quadra principal e mais oito capacitarão o Rio a sediar outros grandes eventos do esporte, como o Aberto do Rio.

A Previsão de entrega do Centro Olímpico de Tênis, que terá 16 quadras, é para o terceiro trimestre deste ano (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

 

Velódromo - 61% concluído

Desenhado especificamente para receber um dos esportes mais velozes do evento, o palco do ciclismo de pista Olímpico e Paralímpico também será entregue este ano. Após o evento, a estrutura vai capacitar a cidade para receber eventos internacionais do esporte, servir como centro de treinamento de alto rendimento e abrigar projetos sociais de iniciação esportiva.

O velódromo será concluído no quarto trimestre de 2015 e receberá evento-teste em março de 2016 (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

 

Arena do Futuro - 74% concluída

Prevista para ser entregue até o fim do ano, a instalação vai receber as disputas do handebol e do goalball durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Após o evento, a Arena será desmontada para dar origem a quatro escolas municipais, cada uma com capacidade para 500 alunos.

A Arena do Futuro, que terá 12 mil lugares, também tem previsão de finalização para o quarto trimestre deste ano (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

 

Estádio Aquático Olímpico - 81% concluído

Palco da natação (Olímpica e Paralímpica) e do polo aquático, a instalação deve ficar pronta até o fim do primeiro trimestre de 2016. Após os Jogos, a estrutura se dividirá em dois centros aquáticos, que serão utilizados para treinamento de atletas e como sede de competições internacionais.

O Estádio Aquático Olímpico é a única instalação esportiva do Parque da Barra com previsão de conclusão para 2016 (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

 

Campo de golfe - 98% concluído

A instalação será palco do retorno do esporte ao programa Olímpico após 112 anos e depois dos Jogos será aberto ao público.

O campo de golfe poderá receber 15 mil pessoas por dia de competição durante os Jogos Olímpicos (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

 

Parque Olímpico de Deodoro

O segundo maior centro de competições dos Jogos Rio 2016, palco das disputas de 11 esportes Olímpicos e quatro Paralímpicos, já conta com parte das áreas de competição construídas. A um ano dos Jogos, a Prefeitura informou que quase 80% dos circuitos de canoagem slalom, BMX e mountain bike já estão prontos.

Estádio Olímpico de Canoagem Slalom - 79% concluído

Parte do Parque Radical, o palco da canoagem slalom está previsto para ser concluído no 1º trimestre de 2016. Após o evento, o espaço será aberto ao público.

O Estádio Olímpico de Canoagem Slalom terá capacidade de 8.424 lugares durante os Jogos Rio 2016 (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

 

Centro Olímpico de BMX - 79% concluído

O palco do BMX também vai compor o Parque Radical dos Jogos Rio 2016 e está previsto para ser entregue até o fim deste ano. 

O Centro Olímpico de BMX será concluído no quarto trimestre deste ano e terá 7.500 lugares para o público (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

 

Arena da Juventude - 62% concluída

Com conclusão prevista para o primeiro trimestre do ano que vem, a Arena da Juventude será palco das disputas de esgrima do pentatlo moderno e da primeira fase do basquetebol feminino nos Jogos Olímpicos, além da esgrima em cadeira de rodas nos Paralímpicos.

A Arena da Juventude receberá evento-teste em março do ano que vem e terá capacidade de cinco mil lugares nos Jogos (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)

 

Centro de Mountain Bike - 79% concluído

Com um percurso especificamente desenhado para desafiar os competidores, o palco do mountain bike está previsto para ser entregue no primeiro trimestre de 2016.

O Percurso do mountain bike terá 4.800 metros de extensão, com subidas e descidas (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)