Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Um ano para os Jogos Olímpicos Rio 2016: ícones do esporte falam de suas expectativas

Por Rio 2016

Usain Bolt, Chad le Clos, Serginho e Anna Meares são alguns dos atletas que estão se preparando para competir na cidade

 

 

Um ano para os Jogos Olímpicos Rio 2016: ícones do esporte falam de suas expectativas

Da esquerda para a direita: Jessica-Ennis-Hill, Sardar Singh, Usain Bolt, Carli Lloyd, Serginho e Lin Dan (Getty Images/Rio 2016)

Daqui a exatamente um ano, no dia 5 de agosto de 2016, as cortinas se abrirão para o público assistir aos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul. Mas, para muitos atletas de todas as partes do mundo, o evento já começou, tamanha a seriedade com que encaram seu treinamento. Em uma série de entrevistas exclusivas, ícones do esporte falaram ao site www.rio2016.com sobre sua expectativa e sua preparação para os Jogos. 

Para a estrela jamaicana do atletismo Usain Bolt, seis vezes campeão Olímpico, os Jogos Rio 2016 significarão uma despedida das pistas, e em grande estilo. “Daqui a um ano eu planejo ir ao Rio e fazer história. Venci os 100m, 200m e 4x100m em Pequim 2008 e Londres 2012 e estou trabalhando duro diariamente para realizar um ‘triplo triplo’ no Rio no ano que vem. O Rio é uma linda cidade e estou ansioso para ver vocês em agosto de 2016.”

Na natação, o sul-africano Chad le Clos promete ser um dos maiores nomes dos Jogos. Após ter superado seu próprio ídolo Michael Phelps nos Jogos Londres 2012, conquistando o ouro nos 200m borboleta, ele pretende ir ainda mais longe no Rio, cidade que ele já conhece e adora. “Os Jogos Olímpicos no Rio serão os oito dias mais importantes da minha vida. Estarei na melhor forma e com o ouro em mente. Tenho certeza de que o Rio será uma brilhante cidade-anfitriã.”

Chad le Clos, atleta sul-africano da natação

Chad le Clos, da África do Sul: expectativa de ser o maior nome das piscinas no Rio 2016 (Foto: Will Russell/Getty Images)

 

Toda edição de Jogos Olímpicos precisa de anfitriões de sucesso no esporte, e o voleibol é um dos representantes brasileiros neste quesito. O líbero Serginho, com uma medalha de ouro e duas de prata no currículo Olímpico, conta com o apoio da torcida de casa. Assista ao recado dele:

Os Estados Unidos têm dominado o futebol Olímpico feminino, conquistando as últimas três medalhas de ouro e quatro dos cinco torneios em toda a história dos Jogos. A atacante Carli Lloyd é uma peça-chave desse sucesso, tendo marcado gols nas partidas finais em Pequim 2008 e Londres 2012, assim como três incríveis bolas na rede na conquista da Copa do Mundo Fifa 2014, sobre o Japão. “Os Jogos Olímpicos são gigantescos, eles cativam o mundo inteiro. Acho que o Rio irá realizar Jogos fantásticos. Ouvi ótimos comentários sobre a Copa do Mundo masculina (em 2014) e estou ansiosa para conseguir a classificação e poder fazer parte disso. Seria uma grande conquista obter uma terceira medalha de ouro, um sonho realizado.”

O chinês Lin Dan é considerado por muitos o melhor atleta de badminton de todos os tempos. No Rio, ele estará em busca de seu terceiro ouro consecutivo no torneio de simples. “Faço parte de um grupo que está treinando para os Jogos neste momento, e temos o Rio como nosso grande foco. O Rio é uma cidade incrível, acredito que a paixão das pessoas e a beleza dos lugares irão fazer estes Jogos Olímpicos muito especiais.”

Uma das maiores estrelas australianas no Rio deverá ser Anna Meares, a ciclista de pista de maior sucesso da história. “Minha preparação está boa, estou agora na última fase de um plano de três anos até o Rio. Os Jogos Olímpicos são uma oportunidade rara de atuar no maior palco, entre todos. Acho que o Rio fará Jogos especiais por causa da capacidade dos brasileiros de abraçar e receber bem, assim como pelo seu amor pelo esporte e sua paixão.”

Anna Meares, atleta australiana do ciclismo de pista

Anna Meares, da Austrália, celebra sua vitória em Londres 2012, reafirmando seu posto de atleta mais bem sucedida do ciclismo de pista da história (Foto: Getty Images/Phil Walter)

 

Na Nova Zelândia, país apaixonado pelo rugby, é grande a expectativa pelo retorno do esporte aos Jogos Olímpicos, na modalidade rugby sevens. Scott Curry é um dos jogadores mais importantes da "All Blacks", como é chamada a seleção nacional, uma das favoritas ao ouro em Deodoro. “Agora é momento de deixar meu corpo na melhor forma possível antes dos próximos campeonatos, que culminarão nos Jogos. O próximo ano será dedicado a encontrar a melhor combinação de jogadores para atuar no Rio. Na Nova Zelândia, já há muitas conversas sobre os Jogos do Rio, todos estão animados.”

Seleção de rugby da Nova Zelândia

Scott Curry, ao centro: jogador decisivo do 'All Blacks' da Nova Zelândia para os Jogos Rio 2016 (Foto: Rugby New Zealand)

 

Jessica Ennis-Hill se tornou uma dos personagens mais conhecidas dos Jogos Londres 2012 ao conquistar o ouro no heptatlo para o país-anfitrião. Após se ausentar das pistas para ter um filho, ela está de volta às competições e focada em defender seu título no Rio. “Quando estamos a um ano para os Jogos e a contagem regressiva começa, o interesse aumenta. Acho que o Rio irá sediar Jogos realmente divertidos, coloridos e animados. Minha preparação está indo muito bem, estou me tornando mais rápida e mais forte a cada dia.”

Quanto se trata de Índia em Jogos Olímpicos, um esporte merece especial destaque: hóquei sobre grama. Sardar Singh, capitão da seleção masculina, disse estar determinado a conquistar para o país seu primeiro ouro em 36 anos: “Temos um ano pela frente e estamos trabalhando duro porque agora é a hora de fazer tudo direito. Temos a expectativa de realizar uma boa performance no Rio. Hóquei é o esporte nacional da Índia, então todos no país querem que conquistemos os Jogos Olímpicos.”