Trigêmeas da Áustria ficam perto da vaga no Pré-Olímpico de Nado Sincronizado
Irmãs Alexandri brilham no torneio que segue até domingo (6) no Centro Maria Lenk, com entrada franca
Irmãs Alexandri brilham no torneio que segue até domingo (6) no Centro Maria Lenk, com entrada franca
Anna-Maria, Vasiliki e Eirini: as irmãs Alexandri têm ótimas chances de voltar ao Rio em agosto (Rio 2016/Gabriel Nascimento)
Irmãs gêmeas são até comuns no nado sincronizado, como as famosas Bia e Branca Feres, da equipe brasileira. E trigêmeas competindo juntas, você já viu? Quem acompanhar a disputa dos duetos nos Jogos Rio 2016 poderá ver essa cena rara. Anna-Maria, Eirini e Vasiliki (a reserva) são as irmãs Alexandri, que competem pela Áustria. Com apenas 18 anos, elas ficaram em sexto lugar nos duetos no Torneio Pré-Olímpico de Nado Sincronizado realizado no Centro Aquático Maria Lenk nesta quinta-feira (3). Agora estão muito perto da vaga e têm ótimas chances de retornar ao Rio em agosto para os Jogos. A competição segue até domingo (6), com entrada franca no Maria Lenk, sempre a partir das 10h30m.
Anna-Maria Alexandri, medalhista de prata e bronze em Baku 2015
A performance que rendeu a sexta colocação nesta quinta (3) foi a rotina livre. Com a apresentação ao som de "O Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky, competiram contra atletas experientes, como Gemma Mengual e Ona Carbonell, da Espanha, que lideraram o pódio, seguidas pelos duetos de Itália (prata) e França (bronze). Uma grande responsabilidade para as jovens ateltas - juntas, no entanto, elas garantem que são mais fortes.
Assista às transmissões do Torneio Pré-Olímpico na Fina TV
Un novo dia no #EventoTeste de #NadoSincronizado! O dueto da Áustria se apresentou ao som de Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky.
Publicado por Aquece Rio em Quinta, 3 de março de 2016
"Estamos sempre juntas, na escola, nos treinos, e nos damos muito bem", conta Eirini, a mais nova das três - nasceu um minuto depois. Anna-Maria, é a do meio, de personalidade mais forte, enquanto Vasiliki, chamada de Vaso, é a mais velha, espécie de líder da equipe, que acompanhou a exibição da arquibancada, torcendo, apreensiva.
Nascidas em Atenas e criadas em Volos, na Grécia, as trigêmeas começaram a fazer a natação aos três anos. Logo depois, se apaixonaram pelo nado sincronizado e resolveram dar uma chance. "Ficamos impressionadas pela combinação de música, água, balé e elegância."
As irmãs chegaram a defender por três anos o país-natal, mas decidiram se mudar. Pensando no futuro, foram para a Áustria, em 2012: "Chegamos a perder quase dois anos esperando o processo de naturalização, mas as condições eram melhores, tanto no esporte como na escola", contou Anna-Maria.
O resultado não demorou a chegar. Nos Jogos Europeus Baku 2015, elas conquistaram a primeira medalha austríaca no esporte em eventos internacionais. Anna Maria foi bronze no solo e prata nos duetos, com Eirini. E os Jogos RIo 2016 são o próximo objetivo.
Irmãs Alexandri
No Rio pela primeira vez, as trigêmeas adoraram a cidade, a comida, as pessoas e até o clima, "apesar de ser muito quente e queimar demais a pele". Solteiras ("não temos tempo, nossa vida é só esporte e escola"), as trigêmeas pretendem visitar o Cristo Redentor e conhecer algumas praias nesta sexta-feira (4), dia de folga para elas. O compromisso mais sério no Rio, no entanto, será em agosto. "Agora, nossa mira é disputar a final Olímpica", anunciam.

A competição continua no fim de semana, com a disputa por equipes. Os times fazem a apresentação técnica no sábado (5) e a livre no domingo (6). Como as vagas Olímpicas dos duetos dependem da classificação da competição por equipes, a Federação Internacional de Natação (Fina) confirmará todas as nações participantes do torneio Olímpico de nado sincronizado ao fim da competição.
Acompanhe a corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos em todos os esportes
Até o momento, estão classificados para as provas de equipe e dueto nos Jogos Rio 2016 as seleções de Brasil, Rússia, China, Austrália e Egito. Ucrânia, Japão e Canadá têm vaga nos duetos, totalizando cinco equipes e oito duetos já garantidos nos Jogos Rio 2016.