Transporte no Rio 2016: novo túnel facilita acesso ao aeroporto Santos Dumont
Via liga região do Aterro do Flamengo à Zona Portuária, onde acontece várias atrações durante os Jogos
Via liga região do Aterro do Flamengo à Zona Portuária, onde acontece várias atrações durante os Jogos
(Foto: Prefeitura do Rio/J.P.Engelbrecht)
Uma nova via na cidade do Rio de Janeiro facilita a vida de quem precisa ir do aeroporto Santos Dumont ao Parque Olímpico de Deodoro e outras partes do Rio, como a Zona Portuária da cidade, onde acontece várias atrações durante dos Jogos Rio 2016 no Boulevard Olímpico no Porto Maravilha. O túnel Prefeito Marcello Alencar, inaugurado no domingo (19), é o caminho mais rápido para quem sai do Aterro do Flamengo em direção à avenida Brasil e à ponte Rio-Niterói.
Maior túnel urbano do Brasil com 3.370 metros de extensão, a primeira das duas galerias do túnel opera ligando a avenida Rodrigues Alves à região do Aterro do Flamengo, perto do aeroporto. Com sentido inverso, a segunda galeria deve ser aberta no fim de julho. Quando estiver em pleno funcionamento, a via terá capacidade para 110 mil veículos por dia.
Entrada do túnel Marcelo Alencar, no Centro (Prefeitura do Rio/J.P.Engelbrecht)
Linha 4 do metrô começa a operar em 1º de agosto
Na prática, o túnel vem substituir o Elevado da Perimetral, implodido em 24 de novembro de 2013. A obra faz parte de um conjunto de intervenções que melhoram o transporte do Rio de Janeiro, um dos legados da cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Fazem parte deste pacote o VLT - que começou a funcionar no último dia 5 e com plena operação prevista para julho -, a Faixa Olímpica - a ser implantada em vias específicas a partir do próximo dia 25 -, a Linha 4 do metrô - ligando Barra da Tijuca e Ipanema - e o BRT entre o Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada. As duas últimas novidades entram em operação no dia 1º de agosto.