Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Transporte no Rio 2016: novo túnel facilita acesso ao aeroporto Santos Dumont

Por Rio 2016

Via liga região do Aterro do Flamengo à Zona Portuária, onde acontece várias atrações durante os Jogos

Transporte no Rio 2016: novo túnel facilita acesso ao aeroporto Santos Dumont

(Foto: Prefeitura do Rio/J.P.Engelbrecht)

Uma nova via na cidade do Rio de Janeiro facilita a vida de quem precisa ir do aeroporto Santos Dumont ao Parque Olímpico de Deodoro e outras partes do Rio, como a Zona Portuária da cidade, onde acontece várias atrações durante dos Jogos Rio 2016 no Boulevard Olímpico no Porto Maravilha. O túnel Prefeito Marcello Alencar, inaugurado no domingo (19), é o caminho mais rápido para quem sai do Aterro do Flamengo em direção à avenida Brasil e à ponte Rio-Niterói. 

Maior túnel urbano do Brasil com 3.370 metros de extensão, a primeira das duas galerias do túnel opera ligando a avenida Rodrigues Alves à região do Aterro do Flamengo, perto do aeroporto. Com sentido inverso, a segunda galeria deve ser aberta no fim de julho. Quando estiver em pleno funcionamento, a via terá capacidade para 110 mil veículos por dia.

43 metros abaixo do nível do mar

 Entrada do túnel Marcelo Alencar, no Centro (Prefeitura do Rio/J.P.Engelbrecht)

Linha 4 do metrô começa a operar em 1º de agosto

Na prática, o túnel vem substituir o Elevado da Perimetral, implodido em 24 de novembro de 2013. A obra faz parte de um conjunto de intervenções que melhoram o transporte do Rio de Janeiro, um dos legados da cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Fazem parte deste pacote o VLT - que começou a funcionar no último dia 5 e com plena operação prevista para julho -, a Faixa Olímpica - a ser implantada em vias específicas a partir do próximo dia 25 -, a Linha 4 do metrô - ligando Barra da Tijuca e Ipanema - e o BRT entre o Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada. As duas últimas novidades entram em operação no dia 1º de agosto.