Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Transforma Rio 2016: crianças experimentam esportes com campeões Paralímpicos

Por Rio 2016

Programa de educação dos Jogos leva aula de diversidade e cidadania para escola no Rio de Janeiro

Transforma Rio 2016: crianças experimentam esportes com campeões Paralímpicos

Os atletas Fabio Dias, Jhulia Carol e Susana Schnarndorf encontram estudantes no Rio (Rio 2016/Daniel Ramalho)

 

“Hoje eu aprendi que é possível atravessar as barreiras da vida.” 

Assim o estudante Lohan Costa, de 14 anos, resumiu sua experiência durante uma manhã no mínimo inusitada. A escola Sesi de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, recebeu atletas cotados para os Jogos Rio 2016 e com grandes chances de medalhas para comemorar os seis meses para os Jogos Paralímpicos, que começam no dia 7 de setembro.

A ação reuniu estudantes para uma partida de vôlei sentado e uma aula de atletismo Paralímpico em uma iniciativa do Transforma, programa de Educação dos Jogos Rio 2016. Susana Schnarndorf, da natação Paralímpica, terceira velocista cega mais rápida do mundo, esteve no evento ao lado de Jhulia Karol, medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012 nos 100m e medalha de bronze nos 100m e 200m no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico em Doha, em 2015. O guia de Jhulia, Fábio Dias, eleito o melhor treinador de 2015 no Prêmio Paralímpicos, também foi lá conversar e interagir com as crianças.

Estudantes experimentaram correr como guia em exercício do programa de educação do Rio 2016 (Foto: Rio 2016/Daniel Ramalho)

 

Programa família

Tom, o mascote dos Jogos Paralímpicos, participou da comemoração e aumentou a energia da galera. “O que os estudantes podem aprender em um evento como os Jogos Paralímpicos, vivenciando a diversidade, é muito enriquecedor. Estamos vivendo um momento único e todos podem participar”, disse Mariana Melo, gerente de Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016. Vanderson Berbat, gerente de Educação, conversou com os alunos sobre a importância de aproveitar ao máximo essa experiência dos Jogos na sua cidade.

Os valores dos ingressos para os Jogos Paralímpicos são bem acessíveis. Mesmo para alguns dos esportes mais procurados, como futebol de 5, basquetebol em cadeira de rodas e natação, os valores começam em R$ 20 para finais e R$ 10 para demais etapas da competição (saiba mais em rio2016.com/ingressos). “É um programa para toda a família. O que se vivencia em um dia vale para a vida toda”, continua Mariana, que lembra ainda que será possível durante os Jogos Paralímpicos viver uma experiência completa de Jogos, com participação nas festas e no Parque Olímpico.

Tom, mascote dos Jogos Paralímpicos, participou da ação no Sesi de Jacarepaguá (Foto: Rio 2016/Daniel Ramalho)

 

Transforma vidas

O Transforma, programa de educação dos Jogos Rio 2016, já impactou 8.154 escolas, com um total de 1933 cidades brasileiras. Desde 2013, oportunizou 10.250 formações e capacitações para coordenadores pedagógicos, professores de educação física, agentes jovens e tutores no Brasil. Desse total, 4.600 são “Agentes Jovens”, alunos líderes do programa nas escolas. Nesse período, foram realizadas mais de 40.000 horas de formações e capacitações somente para coordenadores pedagógicos e professores de educação física. O programa já está presente em todos os estados brasileiros e dois distritos de Portugal. Além dos cursos e formações, o Transforma promoveu 13 edições do Festival Transforma, oferecendo experimentação em 34 esportes Olímpicos e Paralímpicos. No total, 13.374 pessoas de todas as idades estiveram presentes nestes eventos gratuitos. Mais de 4 milhões de estudantes já foram impactados, direta e indiretamente. O programa também possui uma plataforma de ensino a distância, em parceria com o Ministério da Educação.

Experimentação esportiva teve partipa de voleibol sentado (Foto: Rio 2016/Daniel Ramalho)