Transforma, programa de educação Rio 2016, é ampliado e vai chegar a 19 municípios do Rio
Primeiras escolas particulares também aderem ao projeto, que leva os valores Olímpicos e Paralímpicos para milhares de alunos
Primeiras escolas particulares também aderem ao projeto, que leva os valores Olímpicos e Paralímpicos para milhares de alunos
Cerca de 100 mil alunos da rede municipal e estadual são beneficiados pelo Transforma (Alex Ferro / Rio 2016)
O Transforma, programa de educação Rio 2016, vai ser expandido para mais 13 municípios do estado do Rio de Janeiro até o fim do primeiro semestre deste ano. O projeto, que leva os valores Olímpicos e Paralímpicos para as escolas, está presente atualmente em 168 instituições de ensino municipais e estaduais, beneficiando cerca de 100 mil alunos em seis cidades - Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Mesquita e Paty do Alferes.
As novas parcerias foram fechadas com as secretarias de Educação dos municípios de Belford Roxo, Cabo Frio, Itaguaí, Japeri, Nilópolis, Paracambi, Piraí, Queimados, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá, Três Rios e Itaboraí. E, no caso de Nova Iguaçu e São Gonçalo, o acordo foi ampliado.
“Com essas parcerias, queremos aproximar escolas de outras cidades dos Jogos Rio 2016, abrindo oportunidades aos alunos para descobrirem novos esportes e se inspirarem com experiências do universo Olímpico e Paralímpico”, explica Mariana Behr, gerente-geral de Educação do Comitê Rio 2016.
Outra novidade é a inclusão de escolas particulares no programa. A Escola Americana, o Colégio Zaccaria e o Instituto Francisca Paula de Jesus, no Rio de Janeiro, são as primeiras instituições particulares a aderirem ao projeto. Outras escolas cariocas interessadas em participar podem se inscrever enviando a solicitação por e-mail ( educacao@rio2016.com ) até abril.
Parte do plano de políticas públicas da cidade, o Transforma será um dos principais legados dos Jogos Rio 2016. Ao longo do primeiro ano, mais de 2 mil pessoas participaram dos cursos de formação oferecidos pelo programa e cerca de 350 professores de educação física foram capacitados para introduzir novos esportes Olímpicos e Paralímpicos na rotina das escolas - como hóquei sobre grama, badminton, atletismo, esgrima, tiro com arco, goalball e futebol de 5.
Na página oficial do programa, estão disponíveis dicas de atividades e material didático, que podem ser baixados gratuitamente por professores de escolas de todo o país.
Assista ao vídeo e confira algumas iniciativas do Transforma: