Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Torneio Internacional de Taekwondo traz lutadores de 15 países para 25º evento-teste

Por Rio 2016

Competição acontece neste sábado (20) e no domingo (21), na Arena Carioca 1, e inclui novidade na apresentação dos atletas

Torneio Internacional de Taekwondo traz lutadores de 15 países para 25º evento-teste

Ao todo, 64 lutadores competem no Parque Olímpico da Barra neste fim de semana (Getty Images/Alex Livesey)

Não são só as feras dos saltos ornamentais que provam seu talento no Parque Olímpico da Barra neste fim de semana. A Arena Carioca 1 recebe para o 25º evento-teste do Rio 2016 (o 4º na instalação) feras das artes marciais de 15 países para o Torneio Internacional de Taekwondo, que acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro. Esta é a primeira vez que duas competições são realizadas simultaneamente no Parque Olímpico antes dos Jogos Rio 2016.

Um dos caçulas do programa Olímpico (estreou em Sydney 2000), o taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental. Com socos e chutes altos e potentes, o objetivo dos atletas é acertar cabeça e tronco do adversário.

Você sabia que taekwondo é "caminho dos pés e das mãos” em coreano? Confira essa e outras curiosidades no nosso infográfico

Para acrescentar dinâmica e assertividade ao sistema de pontuação, a Federação Internacional de Taekwondo (WTF) anunciou, em outubro do ano passado, a mudança no formato da área de competição, agora um octógono, e novos protetores de cabeça equipados com sensores eletrônicos.

A Arena Carioca 1 recebe o octógono do taekwondo para 4º evento-teste na instalação (Foto: Rio 2016)


Outras inovações da modalidade para o Rio 2016 incluem esforços para aumentar sua popularidade, alterando a forma de apresentação dos atletas, que fica mais parecida com o que já é feito no boxe e na lutas de MMA. Para isso, a federação conta com o trabalho da equipe de Apresentação do Esporte do Comitê, uma das áreas que terá suas operações testadas no evento. O Rio 2016 também pretende observar o andamento do sistema de resultados, o controle de doping e a gestão da força de trabalho durante o evento-teste.

O torneio é organizado pelo Comitê Rio 2016 em parceria com a Confederação Brasileira de Taekwondô (CBTKD) e terá competições em quatro das oito categorias dos Jogos (-49kg e -57kg feminino; e -58kg e +80kg masculino) – as mesmas para qual o Brasil tem vaga garantida nos Jogos Rio 2016.

Acompanhe a corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos

O evento-teste da modalidade vai reunir 64 atletas de 15 países no Rio seis meses antes da competição Olímpica oficial (marcada para entre os dias 17 e 20 de agosto). Entre os destaques do torneio estão a japonesa Mayu Hamada, campeã mundial e quinta colocada em Londres 2012 na categoria até 57kg, e o bicampeão mundial e atual número 2 do ranking mundial da categoria acima de 80kg Dmitriy Shokin, do Uzbequistão.

Mayu Hamada, do Japão, é um dos destaques do evento-teste de taekwondo (Foto: Getty Images/Hannah Peters)

 

A brasileira Iris Silva Tang Sing, que ocupa a quinta posição no ranking mundial do esporte, também participa do evento, na categoria até 49kg. Iris é a única atleta do país já classificada para o torneio Olímpico de taekwondo.

Conheça Iris Sang, a brasileira que conquistou vaga Olímpica para o Brasil no taekwondo

 “O evento-teste é a única oportunidade para atletas e categorias se familiarizarem com a instalação, programação, sistemas e processos dos Jogos Olímpicos Rio 2016”, disse Mark Kauffman, gerente de competição do Comitê em convite às delegações.

A competição começa com os embates das categorias acima de 80kg masculina e até 57kg feminina,com eliminatórias, quartas-de-final, semifinal e final a partir das 09h do sábado (20). Já no domingo (21), é a vez dos atletas das categorias até 58kg masculina e até 49kg feminina competirem pelo pódio. O evento é fechado ao público geral.