Torneio Internacional de Taekwondo traz lutadores de 15 países para 25º evento-teste
Competição acontece neste sábado (20) e no domingo (21), na Arena Carioca 1, e inclui novidade na apresentação dos atletas
Competição acontece neste sábado (20) e no domingo (21), na Arena Carioca 1, e inclui novidade na apresentação dos atletas
Ao todo, 64 lutadores competem no Parque Olímpico da Barra neste fim de semana (Getty Images/Alex Livesey)
Não são só as feras dos saltos ornamentais que provam seu talento no Parque Olímpico da Barra neste fim de semana. A Arena Carioca 1 recebe para o 25º evento-teste do Rio 2016 (o 4º na instalação) feras das artes marciais de 15 países para o Torneio Internacional de Taekwondo, que acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro. Esta é a primeira vez que duas competições são realizadas simultaneamente no Parque Olímpico antes dos Jogos Rio 2016.
Um dos caçulas do programa Olímpico (estreou em Sydney 2000), o taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, que tem como princípio básico o equilíbrio físico e mental. Com socos e chutes altos e potentes, o objetivo dos atletas é acertar cabeça e tronco do adversário.
Para acrescentar dinâmica e assertividade ao sistema de pontuação, a Federação Internacional de Taekwondo (WTF) anunciou, em outubro do ano passado, a mudança no formato da área de competição, agora um octógono, e novos protetores de cabeça equipados com sensores eletrônicos.

Outras inovações da modalidade para o Rio 2016 incluem esforços para aumentar sua popularidade, alterando a forma de apresentação dos atletas, que fica mais parecida com o que já é feito no boxe e na lutas de MMA. Para isso, a federação conta com o trabalho da equipe de Apresentação do Esporte do Comitê, uma das áreas que terá suas operações testadas no evento. O Rio 2016 também pretende observar o andamento do sistema de resultados, o controle de doping e a gestão da força de trabalho durante o evento-teste.
O torneio é organizado pelo Comitê Rio 2016 em parceria com a Confederação Brasileira de Taekwondô (CBTKD) e terá competições em quatro das oito categorias dos Jogos (-49kg e -57kg feminino; e -58kg e +80kg masculino) – as mesmas para qual o Brasil tem vaga garantida nos Jogos Rio 2016.
Acompanhe a corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos
O evento-teste da modalidade vai reunir 64 atletas de 15 países no Rio seis meses antes da competição Olímpica oficial (marcada para entre os dias 17 e 20 de agosto). Entre os destaques do torneio estão a japonesa Mayu Hamada, campeã mundial e quinta colocada em Londres 2012 na categoria até 57kg, e o bicampeão mundial e atual número 2 do ranking mundial da categoria acima de 80kg Dmitriy Shokin, do Uzbequistão.

A brasileira Iris Silva Tang Sing, que ocupa a quinta posição no ranking mundial do esporte, também participa do evento, na categoria até 49kg. Iris é a única atleta do país já classificada para o torneio Olímpico de taekwondo.
Conheça Iris Sang, a brasileira que conquistou vaga Olímpica para o Brasil no taekwondo
“O evento-teste é a única oportunidade para atletas e categorias se familiarizarem com a instalação, programação, sistemas e processos dos Jogos Olímpicos Rio 2016”, disse Mark Kauffman, gerente de competição do Comitê em convite às delegações.
A competição começa com os embates das categorias acima de 80kg masculina e até 57kg feminina,com eliminatórias, quartas-de-final, semifinal e final a partir das 09h do sábado (20). Já no domingo (21), é a vez dos atletas das categorias até 58kg masculina e até 49kg feminina competirem pelo pódio. O evento é fechado ao público geral.