Quando o rugby se fez presente no programa Olímpico pela última vez, em 1924, os Estados Unidos saíram com a medalha de ouro que duraria quase um século. Em 2016, o esporte voltará reformulado, com sete jogadores de cada lado, e nações dos quatro cantos do planeta vêm se enfrentando em busca de um lugar para fazer parte deste momento histórico. Neste fim de semana, será a vez das nações da América do Norte e do Caribe (NACRA) buscarem a sua vaga, com a realização do NACRA Sevens 2015, que acontece na Carolina do Norte (EUA), entre os dias 13 e 14 de junho. Esta pode ser a melhor chance para os Estados Unidos retomarem a antiga glória, uma vez que as seleções campeãs, tanto no masculino quanto no feminino, levarão para casa uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Barbados, Bahamas, Canadá, Estados Unidos, Guiana, Ilhas Cayman, Ilha de São Vicente, México e Trinidade e Tobago são as seleções que vão se enfrentar no torneio masculino. No feminino, são praticamente as mesmas equipes, apenas o Canadá, que já está classificado, e Ilha de São Vicente não participam.
O favoritismo está com os Estados Unidos, em ambos os gêneros. As mulheres perderam por pouco a quarta e última vaga distribuída na Série Mundial – a derrota na disputa pelo bronze contra a Inglaterra (representando a Grã-Bretanha) fez com que terminassem o evento em quinto lugar. Os homens também chegaram perto, terminando em sexto, duas posições atrás da última vaga.
Até o momento, metade das vagas do rugby no Rio 2016 já estão definidas. Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, Grã-Bretanha e Nova Zelândia já estão garantidas no torneio feminino, enquanto África do Sul, Argentina, Brasil, Grã-Bretanha, Fiji e Nova Zelândia entraram para o masculino.
Outros quatro campeonatos continentais (África, Europa, Ásia e Oceania) serão realizados ainda este ano e vão trazer seus campeões para o maior evento esportivo do mundo. Quem não conseguir a classificação nos continentais terá uma última oportunidade - o Pré-Olímpico Mundial, que será disputado em 2016.
A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.