Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Fiji, quem diria, sonha com medalha Olímpica no futebol

Por Rio 2016

Euforia no país da Oceania é grande, e técnico Frank Farina brinca com otimismo exagerado: "Não somos a equipe de rugby de 7"

Fiji, quem diria, sonha com medalha Olímpica no futebol

Fiji participou da Copa do Mundo sub-20 na Nova Zelândia e levou 8 a 1 da Alemanha na estreia (Foto: Getty Images/Martin Hunter)

A classificação caiu no colo. Após a eliminação da Nova Zelândia, por escalar um jogador inelegível na etapa classificatória, e uma vitória nos pênaltis sobre Vanuatu, a seleção sub-23 de Fiji se garantiu nos Jogos Rio 2016. Na análise fria dos fatos, as chances de a seleção conquistar uma medalha são mínimas. Mas vai explicar isso para os torcedores apaixonados. Por lá há quem sonhe com o pódio, que seria, inclusive, a primeira medalha da história do país.

Ainda é possível comprar ingressos para os Jogos Rio 2016

Essa euforia, no entanto, não chega ao técnico da equipe, Frank Farina. Com os pés no chão, o comandante prefere ressaltar o crescimento dos jogadores ao participar de competição tão importante. E brinca ao lembrar que sua equipe não é a de rugby de 7, campeã mundial e, essa sim, favorita ao primeiro ouro Olímpico da história de Fiji.

"Fiji é uma pequena ilha, e esse é um campeonato novo para nós. Isso é um grande passo. Muita gente aqui está com altas expectativas, mas, se formos realistas, as chances são pequenas. Não somos o time de rugby de 7", afirmou Farina ao site oficial da Fifa.

Segundo o treinador, a pretensão da equipe é modesta. "Queremos ter uma boa performance, não passar vergonha e mostrar credibilidade. Essa é a realidade, e as pessoas que acham que vamos ganhar medalhas não entendem isso. Vamos ganhar experiência. É preciso não confundir ambição com habilidade", disse Farina, para depois brincar. "Mas coisas estranhas podem acontecer num campo de futebol. Basta se preparar bem."

A euforia dos torcedores veio em função da classificação para o Mundial sub-20 do ano passado. A seleção de Fiji venceu o torneio sub-20 da Oceania com uma campanha invicta - foram quatro vitórias e um empate. "Ninguém esperava, mas conquistamos a vaga. No espaço de um ano, o futebol de Fiji cresceu muito", analisou Farina.

Nos Jogos Olímpicos, Fiji está no Grupo C ao lado de República da Coreia, México e Alemanha. A estreia na competição acontece dia 4 de agosto diante dos coreanos em Salvador. No Mundial sub-20, a equipe da Oceania enfrentou os alemães e foi goleada por 8 a 1. Ainda perdeu por 3 a 0 para o Uzbequistão, mas conseguiu uma inrcível vitória por 3 a 0 sobre Honduras.