Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Vila dos Atletas recebe todas as religiões no Rio 2016

Por Rio 2016

Atletas podem solicitar a presença de líderes religiosos de acordo com suas necessidades, explica o diretor da Vila Mário Cilenti

Vila dos Atletas recebe todas as religiões no Rio 2016

Centro Inter-Religioso fica na zona residencial da Vila Olímpica (Foto: Rio 2016/Saulo Pereira Guimarães)

A Vila dos Atletas está aberta a todas as religiões durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A afirmação é de Mario Cilenti, diretor do espaço. Segundo ele, qualquer esportista que solicitar a presença de um representante da sua religião será prontamente atendido.

“Os atletas nessa situação devem procurar as delegações de seus respectivos países, que providenciam a entrada do líder religioso”, explica Cilenti. Ele destaca que a presença permanente de representantes de Budismo, Cristianismo, Hinduísmo, Islamismo e Judaísmo no Centro Inter-Religioso da Vila está prevista no Manual Técnico de Vilas Olímpicas do Comitê Olímpico Internacional (COI), mas de forma alguma limita o acesso dos atletas a outras crenças.

A última versão deste documento foi divulgada pelo COI logo após os Jogos Londres 2012. O texto prevê que o espaço em questão conte com uma lista de informações de “outros centros religiosos ou fés que possam ser contatadas em caso de solicitação dos residentes durante os Jogos Olímpicos”. De acordo com o manual, o Centro deve ser um local voltado para oração, meditação e aconselhamento dos atletas.

Centro é "testemunho do diálogo fraterno e do respeito às diferenças"