#TochaOlímpica: 16 condutores que marcaram a história dos revezamentos
Nas mãos de lendas do esporte, da música e do cinema, chama dos Jogos já brilhou em barcos, ruínas e até nas redes sociais
Nas mãos de lendas do esporte, da música e do cinema, chama dos Jogos já brilhou em barcos, ruínas e até nas redes sociais
Drogba, Beckham, Tom Cruise, Magic Johnson e Hamilton já foram condutores (Getty Images)
Texto: Thiago Minete
Na história dos Jogos, celebridades se unem a heróis anônimos para pedir um momento de trégua. Rio2016.com listou nomes que usaram a fama para propagar o simbolo Olímpico de paz pelo mundo.
O ex-jogador de futebol David Beckham teve papel importante do início ao fim no revezamento da tocha dos Jogos Londres 2012. O astro esteve na delegação que voou com a chama Olímpica da Grécia para o Reino Unido e pilotou o speedboat que levou a jogadora de futebol Jade Bailey, condutora, até o Estádio Olímpico, na cerimônia de abertura dos Jogos. No estádio, Jade conduziu o fogo Olímpico até Steve Redgrave, lenda do remo. O ex-atleta britânico repassou a chama aos sete jovens que acenderam a pira Olímpica.

Wayne Gretzky é o Pelé do hóquei no gelo - esporte que está para o Canadá assim como o futebol está para o Brasil. Um dos maiores ídolos do esporte canadense, o ex-jogador foi um dos quatro condutores finais do revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de Inverno Vancouver 2010, ao lado de Steve Nash (ex-jogador de basquetebol), Nancy Greene (ex-atleta do esqui alpino) e Catriona Le May Doan (ex-atleta da patinação em velocidade).

O ator Tom Cruise conduziu a tocha Olímpica Atenas 2004. Seu percurso foi digno de Hollywood: o estádio do time americano de beisebol Los Angeles Dodgers aguardava o astro das telonas. A tocha chegou à Califórnia depois de ser conduzida pelo México e passou por locais nobres do estado americano, como Santa Mônica e Beverly Hills.

Earvin "Magic" Johnson foi um dos jogadores do famoso "Time dos Sonhos" de basquetebol dos Estados Unidos, que encantou o mundo com o ouro Olímpico em Barcelona 1992. O ex-jogador foi condutor da tocha Olímpica dos Jogos de Inverno Salt Lake City 2002.

As irmãs Williams são tão unidas que entram juntas nesta lista. O dueto já havia brilhado em Sydney 2000 com o título nas duplas quando foram condutoras da tocha Olímpica de Salt Lake City 2002. Nas edições seguintes dos Jogos de Verão, continuariam a fazer história: foram campeãs nas duplas em Pequim 2008 e Londres 2012, e Serena foi campeã de simples em Londres 2012.

Um toque de magia no revezamento de Londres 2012. O ator Rupert Grint, que interpretou Rony Weasley na série Harry Potter, esteve no 68º dos 70 dias de revezamento da tocha.

O finlandês Paavo Nurmi é, até hoje, o maior campeão Olímpico do atletismo, com nove ouros e três pratas conquistados entre os Jogos Antuérpia 1920 e Amsterdã 1928. Teve a honra de acender a pira Olímpica dos Jogos de seu país, em Helsinque 1952.

O músico americano Will.i.am, vocalista na famosa banda Black Eyed Peas, foi condutor no terceiro dia de revezamento da tocha Olímpica Londres 2012. Durante seu trecho, em Taunton, não largou o celular um minuto e fez vários tuítes - fazendo jus ao espírito de juventude do slogan Olímpico Inspire uma geração.
Here we go...about to start #runningthetorch http://t.co/gfeBXezz
— will.i.am (@iamwill) 21 maggio 2012

O jogador de futebol Didier Drogba, da Costa do Marfim, também participou do revezamento em Londres 2012. Ídolo do clube londrino Chelsea, o atacante disse ter ficado "sem palavras para descrever o momento", mas também lamentou: "Meu único desapontamento é não ter disputado dos Jogos Olímpicos".

Michael Johnson é um dos poucos felizardos do mundo a ter participado de dois revezamentos. Em Londres 2012, carregou a tocha pelo Stonehenge, sítio arqueológico britânico. Antes, também participou do revezamento em Atlanta 1996, edição dos Jogos em que brilharia com dois ouros, nos 200m e nos 400m. Em Barcelona 1992, foi ouro no revezamento 4x400m e, em Sydney 2000, venceu os 400m, totalizando seus quatro títulos Olímpicos.

"Uma das minhas grandes frustrações foi nunca ter disputado os Jogos Olímpicos." Pelé, o maior jogador de futebol da história, não teve a oportunidade de ajudar o Brasil em campo na busca pela primeira medalha de ouro no futebol, mas participou de um momento histórico no revezamento de Atenas 2004: entrou com a tocha Olímpica no Maracanã. No próximo dia 5 agosto, data da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, será a vez da Tocha Olímpica Rio 2016 entrar no estádio.

Outro grande campeão Olímpico que teve a honra de acender a pira foi Muhammad Ali. Medalhista de ouro em Roma 1960, quando ainda usava seu nome de batismo Cassius Clay, o pugilista americano foi o último condutor da tocha Olímpica Atlanta 1996.

Oscar Schmidt, maior pontuador da história do basquetebol com 49.737 pontos, também foi condutor na passagem da tocha Atenas 2004 pelo Rio de Janeiro. O potiguar de Natal tem cinco Jogos Olímpicos no currículo: todos entre Moscou 1980 e Atenas 1996.

Cathy Freeman também teve a honra de acender a pira Olímpica - e de uma edição dos Jogos em que ela própria brilharia. Em Sydney 2000, ela se tornou a primeira australiana aborígene a se tornar campeã Olímpica quando venceu os 400m.

Até o Professor X já foi condutor da tocha Olímpica. O ator inglês Patrick Stewart, que interpretou o líder dos X-Men no cinema, fez parte do revezamento em Londres 2012.

Lews Hamilton não está acostumado a vir por último (como nesta lista) - e provavelmente nunca quis andar tão devagar como no revezamento da tocha Olímpica Londres 2012. O tricampeão da Fórmula 1 foi condutor na cidade de Luton, na Inglaterra.
