Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Tocha Olímpica faz revezamento em celeiro do rugby brasileiro

Por Elis Bartonelli e Saulo Guimarães Pereira

Chama passou por Jacareí e São José dos Campos, onde está o Centro de Treinamento da modalidade e considerada capital brasileira do esporte

Tocha Olímpica faz revezamento em celeiro do rugby brasileiro

Matheus Daniel faz parte da seleção brasileira de rugby de 7 desde 2012 (Rio2016/Marcos de Paula)

A cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo, é considerada a capital brasileira do rugby, que volta a fazer parte das modalidades Olímpicas nos Jogos Rio 2016 – depois de 92 anos afastado, o esporte retorna na variação rugby de 7. Há seis anos, o município paulista recebeu o Centro de Treinamento que preparou as seleções masculina e feminina para a disputa.  De lá saíram nomes defendem a camisa do Brasil, como os irmãos Lucas e Moisés Duque e Daniel e Felipe Sancery, além de Edna Santini, da equipe feminina. A jogadora já deixou seu recado sobre a modalidade:

São José sedia o clube que mais ganhou o campeonato brasileiro. O São José Rugby venceu o torneio nove vezes, depois de conseguir se estruturar com apoio, patrocínio e uma organização que o permite ser um candidato forte ao título todos os anos.

“Claro que isso ajuda a popularizar o esporte. As crianças e adolescentes passam a se interessar mais pelo rugby quando veem uma equipe vitoriosa. E isso cria um efeito contaminador entre as cidades da região. As prefeituras de São José e das outras cidades da região abraçaram o esporte”, explica Agustin Danza, CEO da Confederação Brasileira de Rugby.

De volta ao programa Olímpico, rugby apresenta a bola que será usada no Rio 2016

Jacareí (SP), a 13 km de São José, é uma das vizinhas que foram influenciadas pela cultura do rugby. Durante a passagem da tocha pelas duas cidades, nesta terça-feira (SP), representantes do esporte marcaram presença no revezamento. Matheus Daniel faz parte da seleção brasileira de rugby de 7 desde 2012, mas sofreu uma lesão que o deixou fora dos Jogos. Atualmente, ele defende também o Jacareí Rugby.

 “É um motivo de alegria o rugby voltar aos Jogos depois de tanto tempo fora. Isso nos motiva a treinar cada vez mais intensamente”, comenta ele.

Presidente do time de Matheus há quatro anos, Alexandre dos Santos ajudou o clube a crescer. Em cinco anos, o Jacareí Rugby criou a categoria adulta, que venceu a Taça Tupi (2ª divisão do campeonato nacional) e disputou a elite do brasileiro em 2015.  No clube, treinam cerca de 200 pessoas, entre homens e mulheres, com idades entre 7 e 40 anos. Nesta terça-feira, Alexandre celebrou as conquistas do time ao conduzir a chama Olímpica na cidade.

“Isso vai ficar marcado na minha vida, na da minha família e na dos meus amigos. A chama representa todos os valores que trabalhamos no rugby: fraternidade, superação, trabalho, equipe, respeito, solidariedade. A tocha está trazendo o resgate do brasileiro, a construção de um país mais justo”, acredita Alexandre.

Agustin Danza destacou que o retorno da modalidade aos Jogos Olímpicos foi fundamental para o crescimento do esporte no Brasil nos últimos anos.

“O fato de o rugby ser um esporte Olímpico ajuda em todas as dimensões. Nos ajuda a inclui-lo nas escolas, a ter mais espaço na mídia, a conquistar mais patrocínios e programas de apoio. Os últimos anos foram de crescimento acelerado graças a essa reinserção”, avalia.

Assista às partidas de rugby de sete durante os Jogos Olímpicos