Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Revezamento da tocha Olímpica "aquece" principais pontos turísticos de Salvador

Por Eduardo Butter

Mais de 150 condutores levam o símbolo dos Jogos para atrações como Pelourinho, Mercado Modelo e Farol da Barra

Revezamento da tocha Olímpica "aquece" principais pontos turísticos de Salvador

Valter Pontes/Prefeitura de Salvador

Salvador fica mais quente do que de costume nesta terça-feira (24). Além do calor do axé, da pimenta, das praias e da cultura baiana, a chama Olímpica promete aquecer o percurso de 73 quilômetros que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. O revezamento começa às 9h50 no Pelourinho, onde a tocha será recebida pelo ritmo dos tambores do grupo Olodum.

Na sequência, a chama percorre algumas atrações da região, considerada Patrimônio Histórico pela ONU, como a Fundação Casa de Cultura Jorge Amado, antiga residência do escritor baiano, e o Terreiro de Jesus, praça no centro histórico onde se localiza a Catedral Basílica de São Salvador e o convento e igreja de São Francisco.

Terreiro de Jesus tem prédios históricos, como a igreja de São Francisco (Foto: Christian Knepper)

Em seguida, a tocha segue ao Mercado Modelo, com mais de 8 mil metros quadrados de artesanato e culinária típicos da Bahia. Para chegar lá, a chama passa pelo Elevador Lacerda de forma inusitada: desce 72 metros de rapel pelo lado de fora do primeiro elevador urbano do mundo. 

Mascote Vinicius já visitou um dos cartões-postais da cidade (foto: Rio 2016/Leonardo Rui)

Bem menos tensa será a condução da tocha pelas águas do Dique do Tororó a bordo de um barco a remo. A lagoa abriga esculturas de orixás assinadas pelo artista plástico Tatti Moreno e fica ao lado da Arena Fonte Nova, que durante os Jogos Rio 2016 vai receber 10 partidas de futebol, entre masculino e feminino.

Confira a tabela de jogos e ingressos do futebol em Salvador

Arena Fonte Nova é vizinha de Dique Tororó, que vai receber a tocha Olímpica (foto: Portal da Copa)

Música, religião e história também se encontram com a chama Olímpica na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, onde a tocha será recepcionada pelas tradicionais baianas e pelo grupo Afoxé Filhos de Gandhy.

Afoxé Filhos de Gandhy vão prestar homenagem à chama Olímpica (foto: GettyImages)

Tocha Olímpica em boas mãos

Ao todo, 150 pessoas conduzem a tocha Olímpica pelas ruas da primeira capital do Brasil. Atletas como os pugilistas Acelino Popó Freitas, o primeiro tetracampeão mundial e medalha de prata no Pan de Mar del Plata, e Esquiva Falcão, bronze em Londres 2012; Alan do Carmo, primeiro nadador brasileiro a garantir vaga nos Jogos Rio 2016; e Jacqueline Mourão, eleita cinco vezes a melhor atleta de mountain bike do Brasil, passam a chama para personalidades como a cantora Daniela Mercury, o diretor e idealizador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, e cidadãos com histórias de vida inspiradoras, como Luislinda Valois, a primeira juíza e desembargadora negra do país e embaixadora da Paz pela ONU.

Esquiva Falcão foi bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (foto: Divulgação)

Festa no Farol da Barra

Além do pôr do sol espetacular, o Farol da Barra também será palco da celebração de encerramento do revezamento em Salvador. Os shows começam às 16h30 com duelo de DJ’s e show de Jammil. Após o acendimento da pira de celebração, Daniela Mercury, Thiaguinho e Jota Quest sobem ao palco para encerrar a festa. 

Farol da Barra recebe blocos que arrastam milhares de foliões no carnaval (Foto: Maurício Simonetti)