Thomas Bach participa de encontro com estudantes e exalta a "paixão dos brasileiros"
Presidente do COI visita a sede do Comitê Rio 2016 e fala sobre suas expectativas para os Jogos
Presidente do COI visita a sede do Comitê Rio 2016 e fala sobre suas expectativas para os Jogos
Thomas Bach no Comitê Rio 2016 com universitários (Foto: Rio 2016/Gabriel Nascimento)
O alemão Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), esteve nesta terça-feira (14) na sede do Comitê Rio 2016, na Cidade Nova, região central do Rio de Janeiro. Na visita, ele participou de um encontro com estudantes universitários, no qual respondeu a perguntas e falou sobre sua expectativa para os Jogos, que começam no dia 5 de agosto.
Indagado por um estudante, Bach contou o que mais chama sua atenção no Brasil, após tantas visitas ao país: “A paixão dos brasileiros. Tudo que fazem é com o coração”, disse ele. “Talvez seja porque sou alemão, e não somos famosos por mostrar nossas emoções”, comparou.
Thomas Bach visita Parque Olímpico da Barrra: "Ainda mais confiante de que teremos grandes Jogos"
Ele aproveitou para contar a história da sua primeira viagem ao Rio de Janeiro, em 1977. “Ficamos num hotel em Copacabana e aproveitamos muito. Eu ia casar em dez dias e comprei o anel aqui no Rio. O casamento continua, então gosto de dizer que foi um bom presságio brasileiro para mim.”
Ao falar sobre a organização dos Jogos Olímpicos, o presidente do COI disse que a etapa atual, a 52 dias do início, é tradicionalmente a mais difícil. “Isto foi verdade em Londres e em todos os Jogos anteriores”, disse ele, otimista com o que vem pela frente. “Depois da cerimônia de encerramento, em 21 de agosto, o Rio de Janeiro será uma cidade melhor, dividida entre antes dos Jogos e depois dos Jogos”, afirmou.
Por fim, Bach foi questionado por um dos estudantes sobre o legado de seu mandato no COI. E destacou a competitividade sadia. “Quero que os Jogos passem a mensagem de que é possível estar numa competição e querer ser melhor que o outro de maneira respeitosa, em paz. Isto é o mais importante.”
Foto elogiada por Bach: o espírito Olímpico entre os jovens (Foto: Rio 2016/Marcos de Paula)