Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Tão parecidos e tão diferentes

Por Rio 2016

Com muitas semelhanças com o futebol, o hóquei sobre grama quer se tornar o esporte-surpresa dos Jogos Rio 2016

Tão parecidos e tão diferentes

O hóquei sobre grama quer abrir seu espaço no país do futebol (Rio 2016/Alexandre Loureiro)

Duas equipes em campo, com 11 jogadores de cada lado. O árbitro apita, o jogo começa, a bola rola no gramado e os times tentam gols na equipe adversária. Ah, essa é fácil... Futebol! Certo? 
 
Errado, é o hóquei.
 
 
Ainda desconhecido no Brasil, o hóquei sobre grama mostrou em seu evento-teste que é forte candidato a esporte-surpresa dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Coletivo, envolvente e dinâmico, em muitos momentos faz lembrar o esporte que é a paixão nacional - uma receita que tem tudo para fazer o hóquei ganhar seu lugar no país do futebol.
 
O rio2016.com preparou uma lista de "jogo de 7 erros" entre o hóquei e o futebol. Você vai ver que, apesar de parecidos, cada um tem as suas peculiaridades - o melhor a fazer é ficar ligado nos dois!
 

1 - Grama azul

Assim como o futebol, o hóquei, como o nome do esporte já diz, é disputado sobre grama. A diferença é que o gramado do hóquei é sintético - e, nos Jogos Rio 2016, terá as cores da bandeira do Brasil, com o campo de jogo azul, as linhas brancas, o entorno verde e a bolinha amarela.
 
E vale notar: os jogos de hóquei são disputados sobre a grama irrigada!
 
Hoquei Rio 2016
Com a grama irrigada, os jogadores levantam água sobre o gramado azul (Foto: Rio 2016/Alexandre Loureiro)
 

2 - Medidas reduzidas, precisão cirúrgica

Tanto no futebol como no hóquei, o objetivo é um só: balançar as redes. Os atletas do hóquei, no entanto, tem de ser ainda mais precisos, já que o gol é menor. As balizas do hóquei têm 2,14m de altura e 3,66m de largura, enquanto as do futebol medem 2,44m de altura e 7,32m de largura.
 
As medidas do campo de jogo são parecidas, mas as do hóquei são ligeiramente menores. São 91,4m x 55m, enquanto o padrão Fifa (usado nas Copas do Mundo) para o futebol é de 105m x 68m.
 
campo hoquei rio 2016
O Centro Olímpico de Hóquei Rio 2016 conta com dois campos de jogo de 91,4m x 55m (Foto: Rio 2016/Alexandre Loureiro)
 

3 - Rápido, veloz, dinâmico

Enquanto no futebol o jogo é disputado em dois tempos de 45 minutos cada, a partida de hóquei, antes disputada em dois períodos de 30 minutos, foi recentemente dividida em quatro quartos de 15 minutos cada, para tornar o jogo mais rápido e intenso. 
 
Outra diferença que torna o hóquei mais ágil são as substituições. No futebol, os times só podem fazer três trocas, com pausa na partida para realizar cada uma delas. No hóquei as substituições são ilimitadas e permitidas a qualquer momento, sem parar o jogo.
 
Hoquei Rio 2016
 
A Federação Internacional de Hóquei tem a preocupação de tornar o jogo cada vez mais dinâmico (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
 

4 - Pimba na gorduchinha!

O centro das atenções dos dois esportes é um só: a bola. Mas a do hóquei é bem menor: são 2,3cm de circunferência e peso de cerca de 150g - e bastante dura, parecida com uma bola de beisebol. Por isso, apesar de objeto de desejo, no hóquei a bola também é motivo de preocupação: uma pancada pode machucar bastante e até tirar um jogador de campo!
 

Sai da frente! Tatiana Noronha, do Brasil, bota bastante força na tacada (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)
 

5 - Tacada de mestre

Enquanto no futebol o principal equipamento dos atletas está nos pés, é nas mãos dos jogadores de hóquei que está o poder de fazer a galera vibrar. O instrumento responsável pela alegria do povo no hóquei é o taco - os jogadores, aliás, nem usam chuteiras, mas tênis específicos.
 
Taco, tênis e bola: os principais equipamentos do hóquei sobre grama
 
Taco, tênis e bola: os principais equipamentos do hóquei sobre grama (Foto: Rio 2016/ Alex Ferro)

 

6 - Amarelo, vermelho e... verde?

Já viu cartão verde? No hóquei tem e significa que o jogador deve ficar por dois minutos de fora do jogo. O amarelo indica suspensão de cinco minutos, e o vermelho, expulsão.
 
green card hockey
Quando toma um cartão verde, o jogador tem que ficar dois minutos fora (Foto: Getty Images/Jeff Bras)
 

7 - É tetra!

Se a disputa de pênaltis é um dos momentos mais emocionantes do futebol, no hóquei o sistema de desempate é igualmente eletrizante - mas com bola rolando. Na disputa de shootouts, o jogador conduz a bola a partir da marca de 23 metros e tem oito segundos para marcar o gol - e o goleiro também pode se mover para dificultar a vida do atacante!
 

A seleção brasileira masculina foi campeã do evento-teste na disputa de shootouts com o Chile (Foto: Rio 2016/Alexandre Loureiro)

 

E aí, ficou em dúvida? Assista aos dois! Tanto o futebol como o hóquei sobre grama ainda têm ingressos à venda no Portal de Ingressos Rio 2016. Vai lá e garanta o seu!