Tabela do basquetebol sai nesta quinta-feira, com novo lote de ingressos
Anuncio das datas das partidas permitirá ao torcedor escolher os confrontos favoritos para assistir nos Jogos Rio 2016
Anuncio das datas das partidas permitirá ao torcedor escolher os confrontos favoritos para assistir nos Jogos Rio 2016
Kenneth Faried em ação pelos EUA no Mundial de basquetebol de 2014: domínio absoluto do país na modalidade
A tabela completa do basquetebol nos Jogos Rio 2016 será divulgada nesta quinta-feira. Os grupos foram sorteados no dia 11 de março, quando também foram conhecidos os confrontos da fase inicial. Com a definição dos horários dos jogos, nesta quinta, o torcedor poderá comprar ingressos para seus duelos preferidos. Inclusive, junto com a tabela será liberado um novo lote de ingressos para a modalidade.
No masculino ainda existem três vagas abertas, que serão definidas no Pré-Olímpico Mundial entre 4 e 10 de julho, em três países: Itália, Sérvia e Filipinas. Uma dessas vagas disponíveis está no grupo B, que tem Brasil, Argentina, Espanha, Lituânia e Nigéria. As outras duas vagas são para o grupo A, ao lado de Estados Unidos, China, Venezuela e Austrália.
Nenê e Raulzinho colocam Brasil na luta por medalhas no basquetebol
No torneio feminino há cinco vagas em aberto, a serem definidas entre 13 e 19 de junho, em Nantes, na França. Já classificado, nos Jogos Rio 2016 o Brasil está no grupo A, ao lado de Japão e Austrália e com três vagas a serem preenchidas. O grupo B dos Jogos tem Estados Unidos, Canadá, Sérvia, Senegal e dois lugares disponíveis.
Kevin Durant, LeBron James e Russell Westbrook devem vir ao Brasil (foto: Getty Images/Christian Petersen)
O Rio de Janeiro sediará o terceiro confronto seguido entre Brasil e Argentina numa competição oficial. Nos Jogos Londres 2012, os argentinos levaram a melhor, com vitória por 82 a 77 nas quartas de final. Dois anos depois, na Copa do Mundo da Espanha, a vingança brasileira veio em alto estilo: 85 a 65 nas oitavas de final.
A Argentina, aliás, foi a única seleção a conquistar uma medalha de ouro no basquete masculino desde os Jogos Barcelona 1992. Na ocasião, os Estados Unidos levaram pela primeira vez os atletas profissionais da NBA, o que alterou completamente o cenário da modalidade. A partir de então, os EUA venceram o ouro cinco vezes em seis oportunidades.
O domínio dos Estados Unidos no basquete feminino vem desde os Jogos Atlanta 1996. A partir daquela edição, a seleção norte-americana conquistou todas as medalhas de ouro da modalidade, acumulando atualmente cinco títulos seguidos. A Austrália, outra presença constante no pódio, foi prata em 2000, 2004 e 2008 e bronze em 2012.
E a situação dos Estados Unidos pode ser facilitada no Rio pela eventual ausência de três adversários importantes. Espanha e Turquia, semifinalistas da Copa do Mundo da Turquia, em 2014, e a França, prata nos Jogos Londres 2012, não têm vaga garantida. As três equipes disputarão o Pré-Olímpico Mundial.
Seleção feminina dos Estados Unidos busca o hexa Olímpico (foto: Getty Images/Christian Petersen)
Não fez o cadastro para comprar os ingressos do basquetebol no Rio 2016? Acesse a página.