Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Suécia conquista última vaga para o futebol feminino dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Por Rio 2016

Com a definição da terceira seleção da Europa, se encerram as classificações; Austrália e China são as representantes da Ásia

Suécia conquista última vaga para o futebol feminino dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Em Londres 2012, suecas ficaram em sétimo lugar; agora, o foco se volta para o Rio 2016 (Getty Images/Francis Bompard)

A Suécia conseguiu a última vaga para o torneio feminino de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016, como campeã do torneio classificatório da Europa, superando Holanda, Noruega e Suíça em disputa na cidade de Roterdã, na Holanda. No último fim de semana, Austrália e China haviam ficado com as vagas do torneio classificatório da Ásia, que teve Osaka, no Japão, como sede. Com a confirmação da Suécia, estão fechadas as 12 seleções que estarão na briga pelas medalhas Olímpicas em agosto.

Além do Brasil, os outros oito países que virão para o futebol feminino do Rio 2016 são Colômbia, Alemanha, França, África do Sul, Zimbábue, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá.

O sorteio das chaves femininas e masculinas do futebol Olímpico será em 14 de abril, no Maracanã.

A Suécia precisava apenas de um ponto no último jogo, contra as donas da casa, no jogo de quarta-feira (9). A Holanda saiu na frente, mas Olivia Schough igualou. Com isso, a seleção sueca, comandada pela técnica Pia Sundhage, assegurou a vaga. Desde que o futebol feminino entrou para o programa Olímpico, em Atlanta 1996, as garotas suecas sempre estiverem presentes (sua melhor colocação foi um quarto lugar em Atenas 2004).

Austrália e China garantiram classificação antecipadamente, em Osaka, onde seis seleções participaram do torneio classificatório asiático. As chinesas se garantiram com o resultado de 1 a 0 sobre a Coreia do Sul na segunda-feira (7); as australianas, com os 2 a 1 sobre a República Democrática da Coreia. Do torneio, também participou o Vietnã.

 


“Antes de sairmos de casa, eu já tinha falado: quem se classificar pela Ásia tem chance de medalha Olímpica”

Alen Stajcic, técnico australiano

Surpresa mesmo no torneio asiático foi o Japão ficar fora do Rio 2016. Mesmo jogando em casa, as japonesas (campeãs do mundo na Alemanha 2011 e medalha de prata em Londres 2012) perderam a chance de conseguir a vaga Olímpica. Foram derrotadas pelas australianas e pelas chinesas. Agora, a preparação do Japão se volta para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Foi a primeira vez que a Austrália se classificou para Jogos Olímpicos desde que começou a disputar vaga pela Ásia. Em Osaka, terminou em primeiro lugar, depois do empate por 1 a 1 com a China, no jogo final da quarta-feira (9).

A jovem seleção chinesa vem mostrado evolução desde que passou a ser treinada por Bruno Bini, ex-técnico da França. Mesmo marcando poucos gols, é uma equipe difícil de ser vencida.

“Jogar taticamente funciona muito bem para nós. Temos jogadoras fantásticas que trabalham muito bem em conjunto”

Bruno Bini, técnico francês que dirige a seleção feminina da China

 

China e Austrália serão as representantes da Ásia no futebol feminino do Rio 2016 (Foto: Getty Images/Atsushi Tomura)


Acompanhe as classificações para os Jogos Olímpicos Rio 2016
 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.