Sochi 2014: conheça a história dos Jogos de Inverno e os esportes praticados na neve e no gelo
Cidade russa, que recebe a 22ª edição do evento, terá competições de 20 esportes
Cidade russa, que recebe a 22ª edição do evento, terá competições de 20 esportes
Mais de 2.500 atletas de 80 países disputam os Jogos de Inverno Sochi 2014 (Getty Images/Clive Rose)
Dois anos após os Jogos Londres 2012, chegou a hora de acompanhar mais uma vez as incríveis performances dos atletas Olímpicos e Paralímpicos. Desta vez, na cidade de Sochi, na Rússia, e em temperaturas quase abaixo de zero. Enquanto os Jogos Rio 2016 não chegam, que tal conhecer a história dos Jogos de Inverno e os esportes disputados na neve e no gelo?
Quando o barão francês Pierre de Coubertin lançou, em 1896, os Jogos Olímpicos da Era Moderna, apenas os esportes de verão faziam parte do programa de competição. Pouco populares em terras tropicais, os Jogos Olímpicos de Inverno foram disputados pela primeira vez em 1924, na cidade francesa de Chamonix, ainda sob o nome de “Semana Internacional de Desportos de Inverno”. O evento - que contou com 258 atletas de 16 países - fez tanto sucesso que passou a ser considerado os primeiros Jogos de Inverno da história.
De 1924 até 1936, os Jogos de Verão e de Inverno eram disputados simultaneamente. Após a Segunda Guerra Mundial, quando ambas as edições foram canceladas, os Jogos passaram a acontecer em países diferentes e, em 1986, as competições de inverno foram oficialmente separadas das de verão. Desde então, os Jogos de Inverno reúnem apaixonados por esporte do mundo inteiro a cada quatro anos, sendo realizados sempre dois anos após a edição de verão.
A Segunda Guerra Mundial também teve um papel decisivo na história dos Jogos Paralímpicos. Veteranos de guerra, feridos em combate, encontraram no esporte a oportunidade de voltar à ativa. Para as competições de inverno, o esqui Paralímpico foi o grande impulsionador deste movimento. Os primeiros Jogos Paralímpicos de Inverno aconteceram em 1976, na Suécia, e contaram com a participação de cerca de 250 cadeirantes, amputados e cegos de 14 países.
Jogos de Inverno Sochi 2014 reúnem atletas de 20 esportes
A cidade russa de Sochi é palco da 22ª edição dos Jogos de Inverno. É a primeira vez que o país recebe o evento, apesar de já ter sido palco dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980, em Moscou. Com mais de 2.500 atletas de 80 países, as disputas de sete esportes Olímpicos e cinco Paralímpicos prometem momentos de tirar o fôlego. Você conhece todos os esportes? Confira abaixo as modalidades que compõem o programa dos Jogos Sochi 2014.
Jogos Olímpicos de Inverno:
1. Biatlo

Teve origem na Escandinávia, norte da Europa, onde os habitantes caçavam com rifles e esquis em meio a florestas cobertas de neve. O biatlo une a força e a agressividade do esqui cross-country com a precisão e a calma dos atiradores.
2. Bobsled

Bobsled: mundialmente conhecido pelo sucesso do filme “Jamaica abaixo de zero”, o esporte foi criado por suíços. Disputado por equipes de duas ou quatro pessoas, utiliza um trenó para deslizar por uma rampa de gelo estreita e sinuosa contra o cronômetro.
Skeleton: praticado de forma individual por homens e mulheres, esta disciplina do bobsled também usa o trenó para deslizar no gelo, mas, neste caso, os competidores fazem o percurso de barriga para baixo.
3. Curling

De origem escocesa, é praticado por equipes que precisam colocar o maior número de pedras de granito, de quase 20kg, no centro de um alvo em uma quadra retangular de gelo. Para isso, contam com a preciosa ajuda de vassouras que direcionam os objetos pela pista.
4. Esqui

Combinado nórdico: disputado apenas por homens, esta disciplina mescla provas de salto com o esqui cross-country.
Esqui alpino: com o objetivo de terminar um percurso pré-definido no menor tempo possível, os atletas atingem altas velocidades em descidas que têm passagens obrigatórias por obstáculos que marcam mudanças de direção.
Esqui cross-country: o mais antigo tipo de esqui foi criado para possibilitar viagens por terrenos completamente cobertos de neve e virou esporte no final do século XIX. Nos Jogos, seus praticantes precisam enfrentar verdadeiras maratonas na neve com subidas, descidas e terrenos planos.
Esqui estilo livre: combina velocidade e habilidade de executar manobras aéreas, como descidas de montanhas e saltos acrobáticos.
Snowboard: um dos esportes de inverno mais famosos e praticados, conquistou adeptos no mundo inteiro. Segue a lógica do surf e do skate que consiste em se equilibrar em uma prancha, mas, neste caso, deve-se deslizar pela neve em busca do melhor tempo ou de uma manobra perfeita.
Salto de esqui: surgiu na Noruega, no início do século XIX, e se espalhou pelo mundo por meio do atleta norueguês Sondre Norheim, ícone do esqui moderno. Como o próprio nome já diz, a disciplina consiste em saltos avaliados por juízes.
5. Hóquei no gelo

De origem canadense, dois times de seis jogadores disputam entre si para levar o puck (disco feito de borracha) até o fundo da rede adversária.
6. Luge

Em disputas individuais ou entre duplas, os atletas deslizam pelo gelo em alta velocidade em uma espécie de trenó.
7. Patinação

Patinação artística: de origem holandesa, foi desenvolvida pelos norte-americanos e se destaca como uma das disciplinas mais antigas do programa dos Jogos Olímpicos de Inverno.
Patinação de velocidade: surgiu para possibilitar a locomoção entre rios e lagos congelados. A maior parte das provas é disputada em corridas contra o relógio, em que os competidores podem chegar até 60km/h.
Patinação de velocidade em pista curta: mais uma das disciplinas que fazem parte da patinação, seu diferencial é a largada coletiva. Surgiu nos Estados Unidos e no Canadá, no século XX, como treinamento para patinadores.
Jogos Paralímpicos de Inverno:
1. Biatlo

Unindo o esqui cross-country e o tiro esportivo, a disciplina exige resistência física e precisão. Nela, os atletas são divididos em 15 classes, de acordo com seu comprometimento físico ou visual – estes últimos são auxiliados por guias para o percurso do cross-country, sendo sua presença obrigatória ou não dependendo da classe, e por sinais sonoros, que orientam a proximidade dos alvos, na parte do tiro.
2. Curling em cadeira de rodas

A grande diferença do curling em cadeira de rodas para a versão Olímpica é justamente a ausência das vassouras: os jogadores utilizam um bastão para lançar as pedras, não tendo como alterar sua rota. O objetivo, no entanto, é o mesmo: posicionar as pedras o mais próximo possível do centro do alvo, delimitado pelo campo de jogo. O esporte é disputado por pessoas com dificuldade de locomoção, paralisia cerebral ou cadeirantes.
3. Esqui alpino

Pode ser disputado por homens e mulheres com diferentes tipos de deficiências, como cadeirantes, amputados, pessoas com deficiência visual ou paralisia cerebral. Dependendo do comprometimento do atleta, podem ser usados esquis sentados ou uma cadeira equipada com esquis. Os competidores com deficiência visual são ajudados por um guia.
4. Esqui cross-country

Os atletas podem competir individualmente em percursos com distâncias curtas, medias e longas, ou no revezamento por equipes. Podem participar pessoas com comprometimento físico ou visual, sendo que os últimos são auxiliados por guias para o percurso – a presença é obrigatória, dependendo da classe.
5. Hóquei sobre trenó
