Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Siron Franco: "Todo simbolismo é importante para a humanidade"

Por Rio 2016

Artista plástico ressalta relevância da tocha e do envolvimento das crianças e adolescentes no espírito Olímpico

Siron Franco: "Todo simbolismo é importante para a humanidade"

(Foto: Rio 2016/Andre Luiz Mello)

Natural do município de Goiás (GO), o pintor, desenhista e escultor Siron Franco conduziu a tocha Olímpica em Aparecida de Goiânia nesta sexta-feira (6). Para a passagem da chama, a cidade preparou uma homenagem aos índios – tema que, ao lado das causas sociais, é caro à obra do artista.

Ao ver a união de pessoas promovida durante o revezamento, Franco se emocionou. “Tive o primeiro contato com indígenas aos 16 anos”, contou. “Eles são os verdadeiros donos do país e fico feliz que tenham participado dessa festa.”

A filha Isis, de 13 anos, correu ao lado do goiano. “É essa geração que vai tomar conta do país no futuro, por isso é importante que participem”, afirma ele. “Um viva para as crianças e adolescentes do Brasil.” A garota contou estar orgulhosa do pai em um dia tão especial e entregou: “No trabalho, ele é mais sério, mas em casa fica divertido”.

Autor de obras de impacto, como os 23 quadros feitos com a terra de Goiânia para marcar o acidente que deixou mais de mil pessoas contaminadas com o elemento radioativo césio-137, em 1987, Franco falou também sobre a relevância dos ícones Olímpicos. “O simbolismo é muito importante para a humanidade”, afirma. “Principalmente em tempos difíceis, com guerras e refugiados. Vivemos em uma época perfeita para a reflexão, em um tempo de ter esperança”.

Franco e a filha Isis: cumplicidade (Foto: Rio 2016)