Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Sérvia, Croácia e França ficam com as últimas vagas no basquetebol

Por Rio 2016

Seleções europeias venceram Pré-Olímpicos neste final de semana e completam a relação de candidatos ao ouro no Rio 2016

Sérvia, Croácia e França ficam com as últimas vagas no basquetebol

Capitão sérvio Miroslav Raduljica marcou cinco pontos na partida decisiva contra Porto Rico (Foto: Srdjan Stevanovic / Getty Images)

As três últimas vagas em jogo no basquetebol masculino dos Jogos Olímpicos Rio 2016 já têm dono. E todas vão para a Europa. Sérvia, Croácia e França venceram os três torneios Pré-Olímpicos do esporte realizados neste final de semana e são as últimas seleções classificadas aos Jogos.

A presença das três equipes no Rio 2016 aumenta ainda mais o número de estrelas do evento. Nomes como Milos Teodosic e Bogdan Bogdanovic, da Sérvia, Dario Saric, da Croácia, e Tony Parker, Boris Diaw e Nicolas Batum, da França, devem confirmar suas presenças nos elenco de suas seleções nas próximas semanas.

A classificação das equipes concluiu a definição das chaves do torneio Olímpico. A França e a Sérvia foram alocadas no Grupo A, ao lado de Austrália, China, Estados Unidos e Venezuela, enquanto a Croácia está no Grupo B, onde jogará contra Argentina, Brasil, Espanha, Lituânia e Nigéria.

A Sérvia contou com o apoio de sua torcida para conquistar a vaga. Jogando em Belgrado, a equipe garantiu a classificação ao derrotar Porto Rico por 108 a 77 na decisão, com 26 pontos de Bogdanovic. O pivô Nikola Jokic, que joga no Denver Nuggets, da NBA, foi eleito o melhor jogador da competição.

“Não há muito a dizer depois de um jogo como esses e de tudo que mostramos em quadra. Amo meus companheiros, do primeiro até o último, e vamos juntos para o Rio”, disse o capitão sérvio Miroslav Raduljica após a classificação.

A Croácia, por outro lado, enfrentou forte torcida contra e mostrou força para ficar com a vaga. Jogando em Turim, o time enfrentou a seleção italiana e venceu por 84 a 78 na prorrogação. O ala Bojan Bogdanovic foi o cestinha do jogo decisivo com 26 pontos, enquanto Dario Saric foi eleito o melhor jogador.

“Estou feliz não só pela nossa classificação, mas pelo basquetebol da Croácia. Temos sofrido nos últimos anos e não ficamos entre os três melhores da Europa há algum tempo. Para alguns jogadores do nosso time, essa poderia ser a última oportunidade de disputar os Jogos Olímpicos”, comemorou o técnico Aleksandar Petrovic.

Com 26 pontos na final, Bojan Bogdanovic foi nome importante na classificação croata (Foto: FIBA)

A última vaga em jogo ficou com a França, que saiu vencedora do Pré-Olímpico disputado em Manilla, nas Filipinas. Na decisão, o time contou com 26 pontos do armador Tony Parker para bater o Canadá por 83 a 74. Também francês, Nando De Colo foi o melhor jogador do evento.

“O caminho até os Jogos não foi fácil, mas seguimos lutando. É muito bom chegarmos ao fim desse jogo com a vaga em nossas mãos. O Canadá é um time de qualidade e muito forte fisicamente, então tentamos diminuir a velocidade do jogo e deu certo”, comentou De Colo.

Garanta seus ingressos para os jogos de basquetebol!

Astro do San Antonio Spurs, da NBA, Tony Parker liderou a seleção francesa e deverá estar no Rio 2016 (Foto: FIBA)