Sérvia, Croácia e França ficam com as últimas vagas no basquetebol
Seleções europeias venceram Pré-Olímpicos neste final de semana e completam a relação de candidatos ao ouro no Rio 2016
Seleções europeias venceram Pré-Olímpicos neste final de semana e completam a relação de candidatos ao ouro no Rio 2016
Capitão sérvio Miroslav Raduljica marcou cinco pontos na partida decisiva contra Porto Rico (Foto: Srdjan Stevanovic / Getty Images)
As três últimas vagas em jogo no basquetebol masculino dos Jogos Olímpicos Rio 2016 já têm dono. E todas vão para a Europa. Sérvia, Croácia e França venceram os três torneios Pré-Olímpicos do esporte realizados neste final de semana e são as últimas seleções classificadas aos Jogos.
A presença das três equipes no Rio 2016 aumenta ainda mais o número de estrelas do evento. Nomes como Milos Teodosic e Bogdan Bogdanovic, da Sérvia, Dario Saric, da Croácia, e Tony Parker, Boris Diaw e Nicolas Batum, da França, devem confirmar suas presenças nos elenco de suas seleções nas próximas semanas.
A classificação das equipes concluiu a definição das chaves do torneio Olímpico. A França e a Sérvia foram alocadas no Grupo A, ao lado de Austrália, China, Estados Unidos e Venezuela, enquanto a Croácia está no Grupo B, onde jogará contra Argentina, Brasil, Espanha, Lituânia e Nigéria.
A Sérvia contou com o apoio de sua torcida para conquistar a vaga. Jogando em Belgrado, a equipe garantiu a classificação ao derrotar Porto Rico por 108 a 77 na decisão, com 26 pontos de Bogdanovic. O pivô Nikola Jokic, que joga no Denver Nuggets, da NBA, foi eleito o melhor jogador da competição.
“Não há muito a dizer depois de um jogo como esses e de tudo que mostramos em quadra. Amo meus companheiros, do primeiro até o último, e vamos juntos para o Rio”, disse o capitão sérvio Miroslav Raduljica após a classificação.
A Croácia, por outro lado, enfrentou forte torcida contra e mostrou força para ficar com a vaga. Jogando em Turim, o time enfrentou a seleção italiana e venceu por 84 a 78 na prorrogação. O ala Bojan Bogdanovic foi o cestinha do jogo decisivo com 26 pontos, enquanto Dario Saric foi eleito o melhor jogador.
“Estou feliz não só pela nossa classificação, mas pelo basquetebol da Croácia. Temos sofrido nos últimos anos e não ficamos entre os três melhores da Europa há algum tempo. Para alguns jogadores do nosso time, essa poderia ser a última oportunidade de disputar os Jogos Olímpicos”, comemorou o técnico Aleksandar Petrovic.
Com 26 pontos na final, Bojan Bogdanovic foi nome importante na classificação croata (Foto: FIBA)
A última vaga em jogo ficou com a França, que saiu vencedora do Pré-Olímpico disputado em Manilla, nas Filipinas. Na decisão, o time contou com 26 pontos do armador Tony Parker para bater o Canadá por 83 a 74. Também francês, Nando De Colo foi o melhor jogador do evento.
“O caminho até os Jogos não foi fácil, mas seguimos lutando. É muito bom chegarmos ao fim desse jogo com a vaga em nossas mãos. O Canadá é um time de qualidade e muito forte fisicamente, então tentamos diminuir a velocidade do jogo e deu certo”, comentou De Colo.
Astro do San Antonio Spurs, da NBA, Tony Parker liderou a seleção francesa e deverá estar no Rio 2016 (Foto: FIBA)