Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Sérvia conquista a Liga Mundial e a vaga para os Jogos Rio 2016 no polo aquático masculino

Por Rio 2016

Vitória contra a Croácia na final rende o heptacampeonato à Sérvia; na disputa pelo terceiro lugar, Brasil supera EUA nos pênaltis

Sérvia conquista a Liga Mundial e a vaga para os Jogos Rio 2016 no polo aquático masculino

Medalhista de bronze em Pequim 2008 e Londres 20012, a Sérvia confirma presença nos Jogos Rio 2016 (Giorgio Scala/FINA)

É da Europa o primeiro país a conquistar a classificação Olímpica para o polo aquático. Medalhista de bronze nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, a seleção masculina da Sérvia garantiu a vaga ao conquistar, neste domingo (28), o heptacampeonato da Liga Mundial, cuja fase final foi disputada em Bérgamo, na Itália.
É da Europa o primeiro país a conquistar a classificação Olímpica para o polo aquático. Medalhista de bronze nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, a seleção masculina da Sérvia garantiu a vaga ao conquistar, neste domingo (28), o heptacampeonato da Liga Mundial, cuja fase final foi disputada em Bérgamo, na Itália. O Brasil, que não participa do torneio masculino desse esporte nos Jogos Olímpicos desde Los Angeles 1984, ficou na terceira posição do torneio e mostrou que vem em busca de medalhas nos Jogos Rio 2016.
 
A Liga Mundial de polo aquático é um torneio anual que reúne as melhores seleções do mundo. Depois de duas fases eliminatórias (uma europeia, outra intercontinental), oito seleções disputam a fase final, primeiro em fase de grupos, depois em jogos eliminatórios, até que se decida o campeão. Além do troféu, o vencedor da edição de 2015 levou também a vaga para a disputa dos Jogos Olímpicos - premiações conquistadas pela Sérvia, que derrotou na final a Croácia, campeã Olímpica em Londres, por 9 a 6.
 
A Sérvia derrotou a Austrália na fase de grupos da Liga Mundial (Foto: Serbia Water Polo)
A Sérvia derrotou a Austrália na fase de grupos da Liga Mundial (Foto: Serbia Water Polo)
 
Visando o pódio nos Jogos Rio 2016, a seleção brasileira é comandada pelo técnico atual campeão Olímpico Ratko Rudic, nascido na Croácia, que tem à disposição quatro atletas naturalizados em seu plantel: o também croata de origem Josip Vrlic, o cubano Ives Alonso, o italiano Paulo Salemi e o espanhol Adriá Delgado, além de Felipe Perrone (brasileiro de nascimento, que já defendeu a seleção da Espanha e agora atua pelo país natal, eleito o melhor atleta da Liga dos Campeões 2014/2015). Em um jogo memorável na disputa pelo terceiro lugar, o Brasil alcançou o empate em 10 a 10 a sete segundos do fim da partida, levando a decisão do bronze para a disputa de pênaltis. Foram 11 para cada lado, com a definição saindo após erro na cobrança do capitão norte-americano Tony Azevedo - curiosamente, um carioca naturalizado.
 
"Foi um jogo de alto nível. No início, demos muita liberdade para os Estados Unidos. Depois de alguns minutos ficamos melhores, nos recuperamos na partida e conseguimos empatar no fim. Nos pênaltis, tivemos sorte e competência", avaliou Rudic, ao fim da partida. 
 
Com a classificação, a Sérvia junta-se ao Brasil, país-sede, como os dois únicos países com vaga garantida para o polo aquático masculino nos Jogos Rio 2016 até agora. Os próximos classificados serão os dois finalistas do Campeonato Mundial de 2015, que terá início no dia 24 de julho. As outras oito vagas serão definidas em 2016: os campeões de cada um dos cinco campeonatos continentais (África, Américas, Europa, Ásia e Oceania); e os três melhores do Pré-Olímpico Mundial. 
 
No feminino, as outras sete equipes além do Brasil também serão conhecidas no ano que vem: quatro campeãs continentais (África, Europa, Ásia e Oceania) e as três melhores do Pré-Olímpico Mundial.
 
Terceiro lugar na Liga Mundial, a seleção brasileira disputará os Jogos Rio 2016 em busca de medalhas (Foto: Giorgio Scala/FINA)
Terceiro lugar na Liga Mundial, a seleção brasileira disputará os Jogos Rio 2016 em busca de medalha (Foto: Giorgio Scala/FINA)

A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações esportivas de cada país a seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais ou Comitês Paralímpicos Nacionais, que decidem pelas inscrições finais.