Seleção feminina de basquetebol mostra caras novas em evento-teste
Após sete pedidos de dispensa, técnico Antonio Carlos Barbosa foca na observação das jovens convocadas
Após sete pedidos de dispensa, técnico Antonio Carlos Barbosa foca na observação das jovens convocadas
Integração com as novatas é o objetivo do Brasil em evento-teste (Divulgação CBB)
A seleção brasileira de basquetebol feminino iniciou, na quarta-feira (6), no Clube Sírio, em São Paulo, os treinos para o torneio amistoso que servirá como evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016. E já com parte das atletas na quadra, o técnico Antonio Carlos Barbosa ainda trabalhava para completar o grupo de 12 jogadoras, com o anúncio dos nomes de Lays Silva (São Bernardo) e Júlia Carvalho (São Bento do Sul).
Barbosa, que assumiu o cargo no dia 14 de dezembro, teve que refazer sua convocação inicial por causa dos pedidos de dispensas de sete jogadoras, que não foram liberadas devido a desentendimentos entre seus clubes e a Confederação Brasileira de Basquete: Adrianinha, Tainá Paixão, Tatiane Nascimento (as três do América de Recife), Gilmara, Joice (as duas do Corinthians de Americana-SP), Jaqueline e Tássia (ambas do Santo André).
O grupo que treina em São Paulo passou a ser formado por Anna Beatriz (armadora/Basquete Jaraguá-SC), Carina dos Santos (armadora/Sampaio Basquete), Lays Silva (armadora/São Bernardo), Iziane (ala/Sampaio Basquete), Júlia Carvalho (ala/São Bento do Sul), Isabela Ramona (ala/Sampaio Basquete), Palmira Marçal (ala/Sampaio Basquete), Mariane Carvalho (ala/ADC Bradesco), Érika (pivô/sem clube), Clarissa (pivô/Corinthians-Americana), Karina Jacob (pivô/Sampaio Basquete) e Carina Felippus (pivô/Sampaio Basquete).
O evento-teste de basquetebol reunirá as seleções de Brasil, Austrália, Argentina e Venezuela, da sexta-feira (15) ao domingo (17), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. Inicialmente, Barbosa pretendia usar os jogos para aprimorar o entrosamento do time, mas teve que mudar seus planos.
Antonio Carlos Barbosa, técnico da seleção brasileira de basquete feminino
Barbosa disse que nunca viu situação semelhante na seleção, mas acredita que o cronograma de preparo para os Jogos não sofrerá maiores prejuízos. “Nós vamos começar a treinar em maio. Serão quatro meses de trabalhos. Tempo mais do que suficiente para entrosar o time”, disse.
Em meio às indefinições, a novata Mariane Carvalho, 19 anos, tinha motivos para comemorar: “Eu estava em casa assistindo à TV, de férias, quando recebi o telefonema avisando que eu havia sido convocada para a seleção adulta.” Confessa que chegou a achar que poderia ser uma brincadeira. “Foi uma surpresa muito grande”, festejou.
E as veteranas prometem apoio às novatas. “Amo jogar pela seleção. Vou dar meu máximo. Meu papel é focar aqui dentro do grupo e ajudar as meninas”, promete Érika, 33 anos. Clarissa Santos, 27 anos, a única a ignorar o boicote de seu clube, o Corinthians/Americana, afirmou que o momento é de esquecer as dificuldades e de fortalecer a equipe.
Clarissa Santos, pivô do Corinthians/Americana
A seleção treina em São Paulo até a segunda-feira (11), quando segue para o Rio de Janeiro. Antes do evento-teste na Arena Carioca 1, o time realiza dois amistosos, com Argentina na terça-feira (12) e Austrália, no dia seguinte.
Brasileiras e australianas (campeãs da Oceania em 2015) já estão garantidas nos Jogos Rio 2016, junto de Sérvia (campeã europeia), Estados Unidos (campeã mundial em 2014), Canadá (campeã da Copa América 2015), Japão (campeão da Ásia 2015) e Senegal (campeã da África 2015). Argentinas e venezuelanas ainda terão que disputar uma das cinco vagas restantes no Torneio Pré-Olímpico Mundial da Federação Internacional de Basquete (Fiba), que será realizado em junho. As duas seleções sul-americanas terão pela frente França, Espanha, Belarus, Turquia, Cuba, Camarões, Nigéria, China, Coreia do Sul e Nova Zelândia.
Arena Carioca 1 – Parque Olímpico da Barra
Sexta-feira (15)
18h00 – Argentina x Austrália
20h30 – Venezuela x Brasil
Sábado (16)
18h00 – Venezuela x Austrália
20h30 – Brasil x Argentina
Domingo (17)
18h00 – Argentina x Venezuela
20h30 – Austrália x Brasil
22h45 – Cerimônia de Premiação