Seleção feminina da França de rugby sevens garante vaga nos Jogos Rio 2016
Equipe obteve a classificação com a conquista de campeonato europeu. Próxima vaga será concedida à vencedora do Pré-Olímpico
Equipe obteve a classificação com a conquista de campeonato europeu. Próxima vaga será concedida à vencedora do Pré-Olímpico
Atletas francesas do rugby sevens, as novas classificadas para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (World Rugby)
A seleção feminina da França é a nova classificada do rugby sevens nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Conforme anunciado pela Federação Internacional, o país time garantiu a vaga ao se tornar campeã da segunda e última etapa do Grand Prix Europeu (WGPS), em casa, na cidade de Malemort, diante de 3 mil torcedores.
Na partida final, as francesas derrotaram a seleção espanhola com o elástico placar de 20 x 0, porém o jogo mais decisivo para a conquista da vaga Olímpica foi a semifinal, onde a derrotada, por 19 x 0, foi a Rússia – que havia vencido a primeira etapa do WGPS, deixando a França em segundo lugar.
Com um título e um vice, a França terminou o torneio à frente da Rússia, que agora tentará a classificação para o Rio 2016 no Pré-Olímpico Mundial, no primeiro semestre de 2016, cuja vencedora carimba o passaporte para o Rio. A Europa terá quatro representantes do Pré-Olímpico, que serão conhecidos após o torneiro continental de repescagem, entre 18 e 19 de julho em Lisboa, Portugal.
A França se junta a Canadá, Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia (as quatro melhores da Série Mundial 2014/105), Colômbia (campeã Sul-Americana), EUA (vencedora do Campeonato da América do Norte e do Caribe) e Brasil (pais-sede) como as seleções femininas já garantidas nos Jogos Olímpicos.
No torneio masculino, a etapa final do Grand Prix acontece entre os dias 11 e 12 de julho na cidade de Exeter, Inglaterra. O vencedor se juntará a África do Sul, Grã-Bretanha, Fiji, Nova Zelândia, Argentina, EUA e Brasil.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.