Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Sabe quem é a atleta Olímpica que treinou Jennifer Lawrence para os Jogos Vorazes?

Por Rio 2016

Dica! Com cinco participações nos Jogos, a arqueira que ensinou o tiro com arco para a atriz mais bem paga de Hollywood tem um único alvo no momento: o Rio 2016

Sabe quem é a atleta Olímpica que treinou Jennifer Lawrence para os Jogos Vorazes?

Jennifer Lawrence aprendeu a postura da atleta Olímpica do tiro com arco para atuar com veracidade

O filme Jogos Vorazes: A Esperança - O Final estreia nesta quarta-feira (18) em todo o Brasil. É o último longa-metragem da série que traz a atriz Jennifer Lawrence no papel da heroína Katniss Everdeen, uma destemida arqueira de flechadas certeiras. E sabe quem preparou a atual estrela mais bem paga de Holywood na arte do tiro com arco? Uma atleta Olímpica que vai competir nos Jogos Rio 2016.

Kathuna Lorig, a arqueira que treinou Jennifer Lawrence para o filme Jogos Vorazes

Kathuna Lorig, a atleta que fez Lawrence virar arqueira, no evento-teste no Sambódromo, em setembro (Foto: Rio 2016/Gabriel Nascimento) 

O desempenho impecável de Lawrence em Jogos Vorazes é apenas mais um dos méritos de Khatuna Lorig, arqueira soviética naturalizada norte-americana, medalhista de bronze nos Jogos de Barcelona 1992 que levou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e mira sua sexta participação em Jogos Olímpicos, ano que vem, na competição de tiro com arco que acontecerá no Sambódromo, no Rio de Janeiro.

Conhece o tiro com arco? O nosso infográfico tem tudo o que você precisa saber - e mais um pouco

 

Khatuna Lorig fez com que Jennifer Lawrence parecesse uma
Khatuna Lorig fez Jennifer Lawrence parecer uma "arqueira de verdade" em Jogos Vorazes (Foto: Arquivo pessoal)

 

'Queria que Jennifer parecesse

uma arqueira de verdade.

Ensinei a ela a maneira como atiro' 

Khatuna Lorig, arqueira medalhista Olímpica

No vídeo, em entrevista ao repórter Thiago Minete para o rio2016.com, Khatuna Lorig conta como transformou Jennifer Lawrence em uma 'arqueira de verdade'.

 

Da guerra fria para os Jogos

A primeira participação Olímpica de Lorig foi em Barcelona 1992. Naquela edição, a atleta da União Soviética competiu sob a bandeira da Equipe Unificada - também conhecida como CEI (Comunidade dos Estados Independentes) - e conquistou a medalha de bronze na competição feminina por equipes.

A arqueira seguiu a carreira com mais quatro participações: em Atlanta 1996 e Sydney 2000, quando competiu pela Geórgia; e Pequim 2008 e Londres 2012, defendendo a bandeira dos Estados Unidos após virar cidadã americana. A atleta não pôde competir em Atenas 2004 por problemas burocráticos em relação à cidadania. 

"Nasci na Geórgia, que fazia parte da União Soviética. Quando me mudei para os Estados Unidos, decidi competir por meu novo país", conta a arqueira, que confessa que gostou mais de defender os Estados Unidos. 'Sou mais americana do que a maioria dos americanos', garante.
 
   Khatuna Lorig foi porta-bandeira dos Estados Unidos na cerimônia de encerramento dos Jogos Peuim 2008  
Khatuna Lorig foi porta-bandeira dos Estados Unidos na cerimônia de encerramento dos Jogos Pequim 2008 (Foto: Michael Steele/Getty Images) 
 
Aos 41 anos, líder do ranking feminino de tiro com arco dos Estados Unidos e nona colocada no ranking mundial, Lorig esteve em setembro no Rio de Janeiro para a disputa do Desafio Internacional de tiro com arco, no Sambódromo. Esta foi sua segunda vez na cidade: a primeira foi em 2006, quando tornou-se campeã do Campeonato Pan-Americano. Conhecer a cidade-sede dá mais confiança para a atleta nos Jogos Rio 2016: "Estou focada e confiante de que vou fazer parte do time dos Estados Unidos. Não tenho dúvida de que estarei de volta no ano que vem", disse.
 
Além do ouro pan-americano, Lorig também aumentou sua lista de fãs pelo desempenho fora das arenas em 2015 - a arqueira posou nua para a ESPN.
 
Em Londres 2012, Kathuna Lorig fez sua quinta participação Olímpica - e a segun
Em Londres 2012, Khatuna Lorig fez sua 5ª participação Olímpica - a 2ª defendendo os EUA (Foto: Getty Images/Paul Gilham)

Os ingressos para a disputa do tiro com arco nos Jogos Olímpícos estavam indisponíveis até às 17h desta quarta-feira (18). Mas vale ficar de olho: novas entradas podem aparecer a qualquer momento no Portal de Ingressos Rio 2016 - ferramenta de revenda on-line