Rússia ganha vaga nos pênaltis e fecha lista do torneio feminino de polo aquático
Estados Unidos, Espanha e Itália também garantem classificação em pré-Olímpico nos Países Baixos
Estados Unidos, Espanha e Itália também garantem classificação em pré-Olímpico nos Países Baixos
Classificação emocionante: russas foram da tensão à explosão de alegria (Fina)
O fã de polo aquático já pode preparar a garganta para soltar muitos gritos de gol. A lista de participantes do torneio feminino do esporte nos Jogos Rio 2016 já está definida. Neste sábado (26), as últimas quatro vagas foram preenchidas: Estados Unidos, Rússia, Itália e Espanha se juntam a Brasil, China, Austrália e Hungria em partidas que promentem esquentar as piscinas do Estádio Aquático e do Centro Maria Lenk, em agosto.
A última chance de classificação para os Jogos Rio 2016 era o Torneio Pré-Olímpico, disputado em Gouda (Países Baixos), com vaga reservada aos quatro semifinalistas - o que significa que as quatro partidas de quartas-de-final, em jogo único, foram decisivas para as equipes.

Uma disputa de pênaltis: assim foram selados os destinos de Rússia, classificada para os Jogos, e Grécia, que ficou de fora. Depois de empatar o jogo em 10 a 10 restando apenas 4 segundos para o fim da partida, as russas venceram por 3 a 2 nas cobranças livres.
Andrei Belofastov, técnico da Rússia

As italianas também não tiveram vida fácil: elas superaram por apenas um gol a seleção do Canadá, que deu mais trabalho do que o previsto. O placar terminou suado em 8 a 7.
Em decisões menos emocionantes, os Estados Unidos atropelaram a França por 19 a 0, e a Espanha passou pelas holandesas por 10 a 7, deixando de fora dos Jogos Rio 2016 as campeãs Olímpicas em Pequim 2008.
Com exceção da Holanda, todas as últimas campeãs Olímpicas e mundiais estão na briga pelo ouro Olímpico nos Jogos Rio 2016. A seleção americana, atual campeã Olímpica e mundial, quer se tornar a primeira bicampeã Olímpica no esporte. No desafio, terá pela frente outras duas campeãs Olímpicas, Austrália (Sydney 2000) e Itália (Atenas 2004), além da Espanha, campeã mundial em 2013.