Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

"Rio traz um benefício enorme ao futuro dos Jogos Olímpicos", diz Carlos Nuzman

Por Rio 2016

Presidente do Comitê Rio 2016 destaca a redução do tamanho dos Jogos, o que foi ratificado pelo COI na divulgação da Agenda 2020

"Rio traz um benefício enorme ao futuro dos Jogos Olímpicos", diz Carlos Nuzman

Carlos Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016: evento deixa legado importante para o futuro Olímpico (foto: Rio 2016/André Luiz Mello)

O Rio 2016 deixará um legado importante para os Jogos Olímpicos. Quem afirma é o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Nuzman, em entrevista ao portal Uol. Na visão dele, o redimencionamento do evento, algo natural dentro da atual conjuntura mundial, tem início nesta edição e ficará de herança para as próximas. "O Rio traz um benefício enorme ao futuro dos Jogos Olímpicos", diz ele.

O processo de redimencionamento é um dos temas centrais da Agenda 2020, mapa estratégico do futuro do Movimento Olímpico estabelecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

"O Rio começou a sua organização e a diminuir o tamanho dos Jogos antes da Agenda 2020. Começou por entender que nós não deveríamos repetir o gigantismo de outros Jogos. Por entender que os Jogos tinham que voltar a uma época anterior e que deveriam oferecer a possibilidade de que cidades e países de outras regiões do mundo também apresentem suas candidaturas", diz Nuzman.

No caso específico do Brasil, o presidente do Comitê Rio 2016 lembra, ainda, que a realidade do país era outra quando da escolha da sede, em outubro de 2009. E, ainda assim, os Jogos estão fortalecidos. "O que aconteceu com o Brasil foi uma surpresa para todos, mas nós estamos, neste momento, com o apoio de todos. O que ajudou muito foi a integração e a união entre o Comitê Organizador e os governos federal, estadual e municipal para os Jogos."