Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio apresenta a Arena Carioca 1, a casa do basquetebol nos Jogos

Por Rio 2016

Evento-teste inaugura segunda instalação no Parque Olímpico da Barra neste fim de semana

Rio apresenta a Arena Carioca 1, a casa do basquetebol nos Jogos

As três arenas, o Velódromo e o Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico da Barra (Prefeitura do Rio)

O palco está montado para astros como Kobe Bryant, Anderson Varejão, Lebron James e Chris Bond brilharem no maior evento esportivo do mundo. Às vésperas de sediar o primeiro dos três eventos-teste que acontecem este mês, a Arena Carioca 1, casa do basquetebol nos Jogos Olímpicos e, no Paralímpico, do basquetebol e rugby em cadeira de rodas, é apresentada nesta terça-feira (12), no Parque Olímpico da Barra. Com 100% das obras concluídas, a instalação recebe feras de quatro seleções para o Torneio Internacional Feminino de Basquetebol, que abre a série Aquece Rio de eventos-teste em 2016 a partir desta sexta (15).

Com cerca de 38 mil metros de área e capacidade para 16 mil torcedores, a instalação tem fachada inspirada no relevo do Rio de Janeiro. A construção segue o programa de sustentabilidade do Rio 2016. Tubos metálicos, por exemplo, refletem a luz solar, reduzindo o consumo de energia elétrica durante o dia. E todas as áreas comuns da instalação, que tem 282 salas, 49 banheiros e oito vestiários, privilegiam a acessibilidade.

Um é pouco...

Torneios de basquetebol, halterofilismo e luta Olímpica testam a Arena Carioca 1 em janeiro (Fotos: Getty Images)

 

A construção é modular: permite a rápida adaptação da área de competição para torneios de diferentes esportes

Segunda instalação do Parque Olímpico a passar pelo test-drive para os Jogos Rio 2016, a Arena Carioca 1 terá de se adaptar para receber competições de três esportes diferentes nos próximos 15 dias. A partir do dia 18, as quadras lisas do basquetebol dão lugar para a plataforma forte dos halterofilistas, que lá competem até o dia 23. Uma semana depois, chega o tatame macio da luta Olímpica, palco dos atletas da luta estilo livre e greco-romana até o dia 31.

“A arena tem um sistema que permite montagem e desmontagem em questão de horas. Vamos ter a melhor quadra de basquete do mundo e, em três dias, trocaremos toda a área de competição para o próximo evento”, conta Erinaldo Batista, gerente de Instalações do Comitê.

Confira o calendário de eventos-teste do mês

Duelo de gigantes

Kobe Bryant disse que quer fazer sua despedida das quadras nos Jogos Rio 2016 (Foto: Getty Images)

 

Kobe Bryant, Stephen Curry, Lebron James... A nata do basquetebol mundial tem um encontro marcado no Rio de Janeiro em agosto. Atual campeã Olímpica e favorita absoluta da torcida, a seleção masculina dos Estados Unidos já carimbou o seu passaporte para os Jogos Rio 2016, assim como fizeram as equipes da Austrália, Nigéria, Venezuela, Argentina, Espanha, Lituânia e China, além do Brasil. A Arena Carioca 1 deve concentrar alguns dos momentos mais eletrizantes do programa Olímpico, uma vez que é a sede de todas as partidas do torneio masculino, incluindo a grande final.

Acompanhe a corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos

Divirta-se com nosso infográfico do basquetebol

Legado

Planta da instalação no modo legado (Fonte: Prefeitura do Rio)

 

Após os Jogos, a instalação compõe o Centro Olímpico de Treinamento, ao lado da Arena Carioca 2, do Velódromo e do Centro Olímpico de Tênis. Além de oferecer a infraestrutura necessária para a formação, treinamento e desenvolvimento de atletas de alto rendimento, o complexo esportivo capacitará a cidade do Rio de Janeiro a continuar a sediar importantes eventos de circuitos internacionais em diversos esportes.

Navegue pelo mapa de instalações do Rio 2016

Educação, sustentabilidade, cultura... por dentro do legado dos Jogos