Rio apresenta a Arena Carioca 1, a casa do basquetebol nos Jogos
Evento-teste inaugura segunda instalação no Parque Olímpico da Barra neste fim de semana
Evento-teste inaugura segunda instalação no Parque Olímpico da Barra neste fim de semana
As três arenas, o Velódromo e o Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico da Barra (Prefeitura do Rio)
O palco está montado para astros como Kobe Bryant, Anderson Varejão, Lebron James e Chris Bond brilharem no maior evento esportivo do mundo. Às vésperas de sediar o primeiro dos três eventos-teste que acontecem este mês, a Arena Carioca 1, casa do basquetebol nos Jogos Olímpicos e, no Paralímpico, do basquetebol e rugby em cadeira de rodas, é apresentada nesta terça-feira (12), no Parque Olímpico da Barra. Com 100% das obras concluídas, a instalação recebe feras de quatro seleções para o Torneio Internacional Feminino de Basquetebol, que abre a série Aquece Rio de eventos-teste em 2016 a partir desta sexta (15).
Com cerca de 38 mil metros de área e capacidade para 16 mil torcedores, a instalação tem fachada inspirada no relevo do Rio de Janeiro. A construção segue o programa de sustentabilidade do Rio 2016. Tubos metálicos, por exemplo, refletem a luz solar, reduzindo o consumo de energia elétrica durante o dia. E todas as áreas comuns da instalação, que tem 282 salas, 49 banheiros e oito vestiários, privilegiam a acessibilidade.

Segunda instalação do Parque Olímpico a passar pelo test-drive para os Jogos Rio 2016, a Arena Carioca 1 terá de se adaptar para receber competições de três esportes diferentes nos próximos 15 dias. A partir do dia 18, as quadras lisas do basquetebol dão lugar para a plataforma forte dos halterofilistas, que lá competem até o dia 23. Uma semana depois, chega o tatame macio da luta Olímpica, palco dos atletas da luta estilo livre e greco-romana até o dia 31.
“A arena tem um sistema que permite montagem e desmontagem em questão de horas. Vamos ter a melhor quadra de basquete do mundo e, em três dias, trocaremos toda a área de competição para o próximo evento”, conta Erinaldo Batista, gerente de Instalações do Comitê.
Confira o calendário de eventos-teste do mês

Kobe Bryant, Stephen Curry, Lebron James... A nata do basquetebol mundial tem um encontro marcado no Rio de Janeiro em agosto. Atual campeã Olímpica e favorita absoluta da torcida, a seleção masculina dos Estados Unidos já carimbou o seu passaporte para os Jogos Rio 2016, assim como fizeram as equipes da Austrália, Nigéria, Venezuela, Argentina, Espanha, Lituânia e China, além do Brasil. A Arena Carioca 1 deve concentrar alguns dos momentos mais eletrizantes do programa Olímpico, uma vez que é a sede de todas as partidas do torneio masculino, incluindo a grande final.
Acompanhe a corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos
Divirta-se com nosso infográfico do basquetebol

Após os Jogos, a instalação compõe o Centro Olímpico de Treinamento, ao lado da Arena Carioca 2, do Velódromo e do Centro Olímpico de Tênis. Além de oferecer a infraestrutura necessária para a formação, treinamento e desenvolvimento de atletas de alto rendimento, o complexo esportivo capacitará a cidade do Rio de Janeiro a continuar a sediar importantes eventos de circuitos internacionais em diversos esportes.
Navegue pelo mapa de instalações do Rio 2016
Educação, sustentabilidade, cultura... por dentro do legado dos Jogos