Rio além da praia: cultura e história aguardam os visitantes no burburinho do centro da cidade
Existe outro Rio para ser explorado e o centro da cidade é um ótimo local para iniciar sua jornada
Existe outro Rio para ser explorado e o centro da cidade é um ótimo local para iniciar sua jornada
Região, que é o marco zero da Cidade Olímpica, é repleta de histórias, cultura e charme carioca (Foto: Ana Christ/Rio 2016)
O Rio de Janeiro é conhecido em todo o mundo pelas praias, samba e futebol. Mas olhando além dos clichês, a cidade de 451 anos oferece muito mais – o centro da cidade combina história e charme carioca para aqueles que querem conhecer muito mais do que as areias da cidade.
Além de um centro dinâmico de comércio e negócios, a região também abriga os mais tradicionais bares e restaurantes do Rio. De fato, poucas cidades têm um centro tão diverso quanto o Rio de Janeiro. Em menos de 6km quilômetros quadrados é possível encontrar uma arquitetura magnífica, lindas igrejas, botecos e cultura em cada esquina.
Palácio Tiradentes, na Praça XV de Novembro, no centro histórico do Rio (Foto: Ana Christ)
Para começar a entender o Rio além da praia, é preciso olhar para o passado. Após sua fundação em 1565, a cidade se tornou a capital do Brasil colonial em 1763 e depois a sede da coroa portuguesa em 1808, depois que as Guerras Napoleônicas na Europa fizeram a família real portuguesa fugir para o Brasil.
Cinco séculos de mudanças: a história do Rio contada através de sua arquitetura
O Real Gabinete Português de Leitura tem uma vasta coleção literária (Foto: Riotur/Alexandre Macieira)
Após o rei João VI voltar para Lisboa, seu filho, Dom Pedro, declarou a independência do Brasil em 1822, e o país permaneceu sob o comando de Dom Pedro II até a declaração da República, em 1889. A elevação do Rio de cidade colonial a capital imperial levou à construção de imponentes edifícios, muitos dos quais sobrevivem ainda hoje, demonstrando a ambição na época de construir uma cidade moderna no estilo europeu.
Antigo posto da Guarda Fiscal, a Ilha Fiscal está aberta a visitação (Foto: Riotur/Alexandre Macieira)
O centro do Rio também abriga muitas igrejas e belas amostras arquitetônicas. Até hoje, a região é um importante centro comercial.
Interior da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (Foto: UNESP/Percival Tirapeli)
Atualmente em processo de modernização, o centro do Rio apresenta mais de 450 anos de história do Brasil ao mesmo tempo em que olha para o futuro, literalmente no caso do mais recente projeto, o Museu do Amanhã.
O Museu do Amanhã é a novidade mais recente no centro do Rio (Foto: Riotur/Alexandre Macieira)