Rio 2016 troca evento-teste por qualidade na montagem da pista do Velódromo do Rio
Para cumprir procedimento com segurança, Comitê Organizador decide com COI testar instalação em séries de treinos em junho
Para cumprir procedimento com segurança, Comitê Organizador decide com COI testar instalação em séries de treinos em junho
Importada da Sibéria, a madeira com propriedades adequadas ao ciclismo de pista começou a ser instalada no Velódromo
O Comitê Rio 2016 anunciou nesta quinta-feira (24) que o evento-teste de ciclismo de pista - agendado para os dias 30 de abril e 1º de maio - será substituído por série de treinos e testes do sistema de resultados nos dias 25, 26 e 27 de junho. A decisão foi tomada em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional (COI) devido a um atraso na instalação de estruturas de apoio para construção da pista, que são de responsabilidade do Comitê Organizador. Entre elas, a logística para descarregamento e a montagem das lâminas de madeira, importadas da Sibéria, com propriedades adequadas às exigências do esporte.
Liderada pelo alemão Ralf Schurmann - que já fez sete pistas de velódromos Olímpicos e 22 de mundiais -, a instalação da pista deve seguir um protocolo de montagem que leva cerca de seis semanas. “Recebemos a instalação no dia 29 de fevereiro, e esperávamos concluir a fase de preparação prévia até 10 de março, mas demorou mais do que o previsto. Schurmann tem muita experiência e o trabalho dele respeita uma sequência quee não pode ser apressada”, diz Gustavo Nascimento, diretor de instalações do Rio 2016.
Após a montagem da pista, a expectativa dos organizadores é que a Prefeitura do Rio de Janeiro retome as atividades e conclua o acabamento e o Velódromo seja entregue com capacidade total em 31 de maio. “Esse é o primeiro dos 45 eventos-teste que decidimos cancelar. Estamos tranquilos com essa decisão. Os ganhos em terminar a pista com qualidade são maiores do que o simbolismo de não fazer um evento-teste”, completou Andrada.
A competição Olímpica de ciclismo de pista acontece de 11 a 16 de agosto, enquanto a Paralímpica será de 8 a 11 de setembro.