Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 reafirma compromisso com Jogos limpos após decisão do COI sobre a Rússia

Por Rio 2016

Comitê Olímpico Internacional decide que atletas russos só serão autorizados a competir se comprovarem às federações internacionais que estão livres de doping

Rio 2016 reafirma compromisso com Jogos limpos após decisão do COI sobre a Rússia

Russos terão que se submeter a novas exigências para representar seu país no Brasil (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

O Rio 2016 está comprometido com Jogos Olímpicos limpos e respeita a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) e das federações esportivas internacionais no que se refere aos atletas da Rússia, conforme declarou neste domingo (24) Carlos Nuzman, presidente do Comitê Organizador.

Nuzman se manifestou após o COI definir que os atletas russos só poderão competir no Rio caso comprovem às federações internacionais que estão livres de doping.

"Sempre apoiamos os Jogos limpos e a tolerância zero em casos de doping. Essa é a decisão do COI e das federações internacionais e nós a respeitaremos", disse Nuzman na cerimônia de abertura da Vila dos Atletas. "Daremos as boas-vindas a todos os atletas que vierem para competir."

A decisão do COI vem após um relatório independente divulgado no dia 18 de julho pela Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês) sobre o doping no esporte russo.

O COI determinou que o Comitê Olímpico Russo não pode inscrever nenhum atleta que tenha sido citado no relatório ou que tenha sido punido por doping em qualquer momento anterior, mesmo que já tenho cumprido a punição. A presunção de inocência não se aplica à Rússia devido às circunstâncias excepcionais reveladas pelo relatório.

Serão aceitos pelo COI somente os atletass russos aprovados pela respectiva federação internacional e também pela corte arbitral do esporte. Todo atleta russo que competir no Rio será submetido a rigorosos testes.

Em junho, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) baniu os atletas russos do atletismo dos Jogos Olímpicos que começam no próximo dia 5 de agosto.

Declaração do Rio 2016 sobre Jogos limpos