Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 já tem planos de segurança para cada instalação Olímpica

Por Rio 2016

Comitê Organizador recebe os 54 documentos que detalham operações no Rio de Janeiro durante os Jogos

Rio 2016 já tem planos de segurança para cada instalação Olímpica

Integração das forças de segurança é o ponto forte das operações durante os Jogos (Rio 2016/Gabriel Nascimento)

Segurança por meio da integração de esforços: este é o lema do projeto de segurança para os Jogos Rio 2016. Os 54 Planos de Segurança Pública e Ordenamento Urbano (PISOU) foram entregues, nesta quinta-feira (7), ao Comitê Rio 2016 pela Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 (CoesRio2016). Cada plano de segurança detalha a operação das forças públicas em uma das 54 instalações Olímpicas, incluindo locais de treinamento, áreas de competição esportiva, além da Vila dos Atletas e do Centro Internacional de Transmissão.

"É um plano integrado, feito com base em estudos dos cenários e, a partir deles, o desenvolvimento do encargo e das responsabilidades para cada organização"

Luiz Fernando Corrêa, diretor de segurança do Comitê Rio 2016

Até o fim de abril, o Comitê Rio 2016 deve receber também os planos para as cidades do futebol - São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. "O Brasil já sediou grandes eventos e já mostrou ao mundo que é capaz de prover segurança. Para os Jogos, avançamos ainda mais", garante Andrei Rodrigues, secretário extraordinário de segurança para grandes eventos do Ministério da Justiça.

"Estamos celebrando 120 anos de história dos Jogos Olímpicos e chegamos a um nível incrível de detalhamento nos planos de segurança. Vejo como exemplos a maneira como foram feitos e a antecedência com que foram entregues"

Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016

Carlos Arthur Nuzman recebe de Andrei Rodrigues os planos de segurança (Foto: Rio 2016/Gabriel Nascimento) 

Andrei Rodrigues lembra as inovações que os Jogos Rio 2016 estão trazendo na organização da segurança de grandes eventos, como a força pública atuando também no interior das instalações (como observaram no evento-teste de saltos ornamentais) e o Centro Integrado Antiterrorismo. Para o secretário, os atentados que atormentam o mundo não modificam substancialmente o projeto, mas "deixam ainda mais atentas" as autoridades responsáveis. Quanto às manifestações populares, recorrentes atualmente em todas as regiões do país, Rodrigues diz que é papel do estado garantir que elas sejam realizadas em segurança.

"Tenho certeza de que vamos entregar Jogos seguros, pacíficos, de muita celebração e alegria"

Andrei Rodrigues, secretário extraordinário de segurança para grandes eventos

Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame comemora o retorno do Regime Adicional de Serviço (RAS), que garantirá 17 mil homens a mais no efetivo policial das ruas também para o período dos Jogos. "É um programa em que o Estado compra o horário de folga dos policiais que assim desejarem, garantindo os direitos trabalhistas", explica. Com o reforço, o projeto de segurança quer englobar não apenas as áreas das instalações Olímpicas e suas adjacências como também ruas e locais públicos da cidade. "Não podemos pensar em realizar os Jogos se a cidade como um todo não tiver segurança", finaliza Rodrigues.