Rio 2016 inspira linha de vinhos com 'alma' Olímpica e vocação local para festejar
Linha Faces, da vinícola Lidio Carraro, investe na leveza e nos sabores "puros" das uvas merlot, chardonnay e pinot noir
Linha Faces, da vinícola Lidio Carraro, investe na leveza e nos sabores "puros" das uvas merlot, chardonnay e pinot noir
Monica Rossetti, enóloga responsável pelos vinhos oficiais dos Jogos Rio 2016: alegria e disciplina (Divulgação)
Uma edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizada no Rio de Janeiro tem uma reputação especial a zelar no quesito comemoração. Com a fama mundial da cidade e dos cariocas como experts em festa, não poderiam faltar entre os produtos licenciados pelo Rio 2016 uma coleção exclusiva de vinhos e espumantes.
Monica Rosseti, enóloga da vinícola Lídio Carraro, responsável pela coleção de vinhos Rio 2016
Reconhecida por críticos de renome internacional, como os ingleses Steven Spurrier (da revista Decanter) e Jancis Robinson, a Lidio Carraro Vinícola Boutique foi escolhida para elaborar os vinhos e espumantes oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 em função de seu ótimo retrospecto. Desde 2007, quando produziu os rótulos oficiais dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a casa seguiu lançando produtos associados a grandes competições. E, depois do elogiado trabalho com os rótulos oficiais da Copa do Mundo de futebol, em 2014, credenciou-se a traduzir em vinho o espírito do maior evento esportivo do mundo.
“Quarenta por cento das vendas dos rótulos comemorativos da Copa do Mundo foram para o exterior. Hoje exportamos para 22 países”, conta o enólogo Juliano Carraro, diretor comercial da vinícola e filho de Lidio Carraro. A família está no ramo da viticultura há cinco gerações, mas a produção de vinhos finos começou apenas em 2001. Em pouco tempo, porém, a casa conseguiu se destacar com garrafas de merlot produzidas a 240 quilômetros de Bento Gonçalves, em Encruzilhada do Sul, a província vinífera gaúcha que mais empolga o setor nesta década.
A orientação “purista” da Lidio Carraro busca eliminar interferências da expressão da uva e do terroir local. Não há correções químicas nem armazenamento em madeira, prática habitual na produção de vinhos. "Assim como os esportistas, quebramos paradigmas e trabalhamos com perseverança para alcançar objetivos. A linha Faces Rio 2016 é reflexo de muitos anos de busca", diz Monica Rossetti, que trabalha há 12 anos na vinícola e tem Gustavo Kuerten como ídolo. Nascida na Itália, mas criada na Serra Gaúcha, ela é fã da pulsação da cidade que vai sediar os próximos Jogos Olímpicos:

Os primeiros rótulos de inspiração Olímpica são os vinhos tinto (merlot), branco (chardonnay) e rosé (pinot noir) da linha Faces Rio 2016, em garrafas de 750ml, com preço em torno de R$ 39, e também no formato baby (garrafinhas de 187,5ml).
Faces Merlot 2015 - Segundo a orientação "purista" da Lidio Carraro, o Faces Merlot 2015 (ano da safra) não passa por barris de madeira, o que lhe confere leveza incomum e proporciona o que enólogos chamam de “explosão organoléptica”, com aromas de amora e frutas vermelhas.
Faces Pinot Noir Rosé 2015 - Talvez seja o que melhor se adeque ao clima de comemoração Olímpica em "terroir" carioca, com frescor, equilíbrio e acidez muito atenuada.
Faces Chardonnay 2015 - "Tem tudo a ver com o verão – ou com o clima do Rio de Janeiro durante quase todo o ano: é fresco, leve e frutado”, relaciona Monica Rossetti.
Os vinhos da linha Faces já podem ser comprados através do site da Lídio Carraro. Mas também estão sendo distribuídos para várias redes de supermercados e para as lojas Dufry, presentes nos principais aeroportos do Brasil.
Os espumantes brut, moscatel e rosé têm lançamento previsto para abril.

Dois rótulos mais exclusivos chegarão ao mercado também, mas ainda não têm data definida. Um deles é o Coletânea 2008 Olimpíadas Rio 2016 (2008 é o ano da safra), com elaborado corte de cinco tipos de uva (tempranillo, merlot, cabernet sauvignon e cabernet franc), que terá apenas 6.750 garrafas à venda.
Outro, ainda mais restrito, Olímpia Tannat 2012 (2012 também é o ano da safra), um vinho com potencial de guarda de até 40 anos, terá apenas 2.016 unidades comercializadas. Dá para comemorar medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2056...
