Rio 2016 expande suas atividades de negócios por todo o Brasil
Encontro em São Paulo teve palestras e exposição de produtos. Objetivo é alcançar 40 mil pontos de venda, além das 150 lojas oficiais
Encontro em São Paulo teve palestras e exposição de produtos. Objetivo é alcançar 40 mil pontos de venda, além das 150 lojas oficiais
As toalhas possuem opções com imagens dos mascotes ou com o logotipo dos Jogos (Rio 2016)
Um encontro em São Paulo marcou o início da expansão das atividades de negócios dos Jogos Rio 2016 para todo o Brasil. Após a assinatura do contrato entre o Comitê Organizador e a capital paulista para receber algumas das partidas de futebol do principal evento do esporte mundial, na quinta-feira (01) foi a vez dos empresários do varejo conhecerem os produtos licenciados. Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento, a previsão é que o mercado do setor cresça cerca de 25% em 2015, algo em torno de 17 bilhões de reais.
A expectativa do Comitê Rio 2016 é movimentar 1 bilhão de reais no varejo brasileiro com a venda dos produtos oficiais. “Eu trabalho no mercado de licenciamento há muitos anos e nunca vi um projeto tão desafiador como esse, onde o pico de vendas, cerca de 80% do total, acontece durante os 17 dias de evento”, conta Sylmara Multini, diretora de Licenciamento e Varejo do Comitê Rio 2016.


“Precisamos preparar o varejo para essa onda de consumo que o mercado brasileiro nunca viu, nem verá mais algo parecido, provavelmente. Por isso, iniciamos um trabalho especial, visitando os maiores empresários do ramo para apresentar o nosso programa e mostrar o potencial de negócio que ele tem”, prosseguiu Sylmara. A partir dos encontros surgiu a necessidade de fazer um grande evento para o mercado, com palestras sobre os Jogos Rio 2016 e exposição de todos os produtos já desenvolvidos, cerca de três mil, para apresentar aos varejistas e alcançar 40 mil pontos de venda pelo Brasil, além das 150 lojas oficiais.

A escolha de São Paulo se deu pelo fato da cidade ser a capital de negócios do país. “Aqui está concentrado o dinheiro, é onde estão as grandes redes varejistas. Fizemos questão de iniciar essas apresentações em São Paulo por uma questão estratégica de mercado”, contou Sylmara. O Rio de Janeiro é a próxima cidade a receber o showroom, no dia 14 de outubro, e outras capitais brasileiras devem entrar no circuito também. “Os Jogos são do Brasil e queremos repetir esse evento nas outras cidades do futebol, mas só no ano que vem”. Os produtos oficiais, além de gerar receita para a organização dos Jogos, são considerados um dos principais meios de engajamento da população com o evento.

Até o momento já são 58 contratos de licenciamento fechados, que vão originar oito mil produtos. Uma parte deles já está à venda em cinco lojas oficiais e até o fim de outubro serão dez lojas exclusivas Rio 2016. Entre os produtos apresentados no encontro em São Paulo, o destaque ficou para a linha dos mascotes Vinicius e Tom, que deve representar 25% do total de vendas. Cadernos, mochilas, legos e artigos para festas de aniversário foram os itens mais comentados.
Consumidores poderão escolher entre oito mil produtos disponíveis para os Jogos (Foto: Rio 2016)
Nos dias 29 e 30 de setembro a equipe de Licenciamento e Varejo participou da Expo Licensing Brasil, também em São Paulo. Nos últimos anos, a feira foi essencial para apresentar do programa de Licenciamento do Comitê Rio 2016 para o mercado, fechar contratos de licenciamento com as principais marcas do país e garantir a ampla distribuição dos produtos oficiais Rio 2016.