Rio 2016 assume Centro de Treinamento da Aeronáutica
Instalação com piscina, ginásio e pistas de atletismo vai receber esportistas em fase final de preparação
Instalação com piscina, ginásio e pistas de atletismo vai receber esportistas em fase final de preparação
Piscina Olímpica do CTA, no Campo dos Afonsos, com capacidade para 2,5 milhões de litros de água (Foto: Rio 2016/Saulo Pereira Guimarães)
O Comitê Organizador Rio 2016 assumiu na tarde desta segunda-feira (17) o controle do Centro de Treinamento da Aeronáutica (CTA), no Rio de Janeiro. Cedido pela Força Aérea Brasileira (FAB), o espaço vai abrigar atletas na fase final de preparação e durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Parte das instalações do centro de treinamento fica no Campo dos Afonsos, perto de Deodoro. Lá, há dois ginásios, duas pistas de atletismo e uma piscina Olímpica coberta e aquecida. Um ginásio, uma pista e a piscina foram inaugurados hoje.
"As arquibancadas do Parque Aquático têm capacidade para 450 espectadores", informou o coronel Pedro Gagliardi, vice-presidente do CTA. Na Barra, outro ginásio, uma pista de atletismo e quatro campos para prática de futebol e rugby serão oferecidos aos atletas.
Ginásio do CTA receberá atletas do vôlei na preparação para Rio 2016 (Foto: Rio 2016/Saulo Pereira Guimarães)
Mergulho inaugural
A cerimônia de entrega do centro aconteceu no Campo dos Afonsos. O brigadeiro Nivaldo Rosato, comandante da Aeronáutica, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e o diretor-executivo de esportes do Rio 2016, Agberto Guimarães, eram algumas das autoridades presentes. "A instalação atende aos mais exigentes requisitos das federações internacionais", afirmou Rosato. Às 16h11, o coronel Luís Antônio Bitencourt deu o mergulho inaugural na nova piscina do CTA.
Outros integrantes da FAB também prestigiaram o evento. Tamires Morena, zagueira da seleção Olímpica de handebol e sargento da Aeronáutica, elogiou as instalações. “Espaços desse tipo são muito importantes para o desenvolvimento da prática esportiva em nosso país”, disse.