Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 anuncia parceria com catadores de lixo para os Jogos Oímpicos

Por Rafael Cavalieri

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, 280 profissionais trabalham na missão de recolher toneladas de lixo para reciclagem

Rio 2016 anuncia parceria com catadores de lixo para os Jogos Oímpicos

Catadores vibram com a oportunidade de trabalhar nos Jogos Rio 2016 (Foto: Luiz Henrique Galerani)

Disposta a se tornar a edição dos Jogos Olímpicos campeã em sustentabilidade, o Rio 2016 anunciou na manhã desta sexta-feira (29) mais uma ação em prol do meio-ambiente e da inclusão social. Trata-se de uma parceria com três redes que representam cooperativas de catadores do Rio de Janeiro, que serão responsáveis diariamente pela coleta seletiva de todo o lixo acumulado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

A iniciativa, que contou com um investimento de pouco mais de R$ 3 milhões, emprega 280 profissionais, que estimam catar 3.500 toneladas de lixo para ser reciclado até o fim de setembro.

Galpão onde ocorre a triagem do lixo recolhido (Foto: Luiz Henrique Galerani)

Os catadores trabalharão nas três principais áreas de competição: Barra, Deodoro e Maracanã. O lixo recolhido será encaminhado ao galpão da Cooperativa Ecco Ponto Brasil, onde será compactado e revendido para empresas de reciclagem. Parte do lucro da venda será dividida pelas três redes redes para cobrir custos, e o restante vai para os próprios catadores.

"É a valorização da nossa categoria, um momento de extrema felicidade para nós. Batalhamos muito e sempre sonhamos poder viver o dia a dia de um evento tão grandioso como os Jogos. Vamos fazer de tudo para deixar um legado positivo", afirmou Claudete Costa, catadora e presidente da Ecco Ponto Brasil.

Para acompanhar diariamente o progresso do lixo recolhido, basta acessar o site Placar da Reciclagem. Por lá serão mostrados os números atualizados de cada tipo de material (papel, plástico, metal e vidro).