Rio 2016 abre inscrições para ações de entretenimento
Jogos serão palco para mais de 1.600 performances de arte e esporte durante o período de competições. Saiba como participar
Jogos serão palco para mais de 1.600 performances de arte e esporte durante o período de competições. Saiba como participar
Viven Vajda se apresentou em Londres 2012 e quer repetir a dose no Rio de Janeiro (Divulgação)
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 têm uma oportunidade única para artistas e esportistas que queiram divulgar seu trabalho no Brasil e no exterior. O departamento de Apresentação do Esporte abre espaço para pessoas dispostas a mostrar suas habilidades durante o intervalo das competições. As inscrições devem ser enviadas por e-mail e é para cantores, bandas de música, malabares, grupos de capoeira, animação de torcida e performers - nacionais e internacionais, com idade superior a 18 anos.
A expectativa do Comitê Rio 2016 é reunir em torno de 1.600 candidatos, que devem enviar links do YouTube com suas performances para o e-mail entretenimento@rio2016.com. Os selecionados contarão com ajuda de custo de alimentação e transporte para as arenas Olímpicas, onde terão a oportunidade de mostrar sua arte para o mundo durante os Jogos e incluir a experiência no currículo.
Rio 2016 quer candidatos como Vivien Elisângela Vajda, 21 anos, um talento do Jump Rope - performance de saltos com corda. O que para muitos parece uma simples brincadeira de criança, para ela é profissão. Pratica o esporte há dez anos, sendo que há cinco representa o Brasil em competições internacionais. Natural da Hungria - de pai húngaro e mãe brasileira -, Vivien tomou gosto pelo Jump Rope por acaso. “Aprendi a patinar aos nove anos por causa do meu pai, mas depois nos mudamos para um lugar onde não tinha gelo e não pude continuar. Quando assisti a uma apresentação de Jump Rope, gostei”, conta a atleta, que há dois anos mora com a família na região dos Lagos, no Estado do Rio.
Confira o tipo de performance que faz sucesso nos intervalos dos Jogos:
Com nove títulos de campeã do mundo na modalidade, Vivien costuma viajar com frequência para o exterior para ministrar cursos e fazer shows com os chineses do Jump Rope International Group, considerado o melhor do mundo no esporte. Em 2012, ela participou de atividades nos Jogos em Londres e espera repetir a oportunidade no Rio. “Posso me apresentar sozinha, mas acho que seria muito legal se pudéssemos fazer uma apresentação em grupo e tenho vários amigos japoneses e chineses interessados. Vai ser uma honra participar e divulgar o meu esporte”, diz.
Rio 2016 busca artistas, performers e atletas como os chineses do Jump Rose Group:
Abrir espaço para apresentação voluntária de artistas durante as competições esportivas é uma prática comum no exterior. Em países como os Estados Unidos, as escolas de ensino-médio incentivam, por exemplo, a formação de equipes com chefes de torcida. A diretora do departamento, Christy Nicolay, acredita que no Rio de Janeiro não vai ser diferente. “Queremos mostrar o Brasil e a cultura brasileira, por isso quanto mais grupos locais, melhor. Nosso espaço está aberto a todos os tipos de artistas: dançarinos de hip hop, sambistas, artistas de capoeira, percussionistas variados, atores e até mesmo pessoas que possam apenas integrar a nossa equipe do Abraço Grátis.
O departamento de Apresentação do Esporte do Comitê Rio 2016 já está recebendo e-mails de vários grupos do Brasil e do exterior, interessados em participar.
Para participar, envie um vídeo (link do Youtube) de sua performance para o e-mail: entretenimento@rio2016.com