Rio 2016, 2017, 2018...
Saiba como os Jogos Olímpicos podem impulsionar o turismo no Brasil nos próximos anos
Saiba como os Jogos Olímpicos podem impulsionar o turismo no Brasil nos próximos anos
Prova feminina de vela, com o Cristo Redentor ao fundo (Foto: Getty Images/Alex Ferro)
Os bilhões de telespectadores que acompanharam os Jogos Rio 2016 ao redor do mundo viram belas imagens. Durante as competições, as emissoras de TV mostraram as paisagens emblemáticas que fazem do Rio a Cidade Maravilhosa, como o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a espetacular orla. Não poderia haver divulgação melhor para a cidade, que sempre foi considerada uma das mais bonitas e charmosas do mundo.
A imagem aérea da Arena do Vôlei de Praia mostra a famosa Praia de Copacabana (Foto: Getty Images/Quinn RooneyChris McGrath)
Baseado no resultado alcançado pelas três cidades que receberam os Jogos antes do Rio (Atenas, Pequim e Londres), o Ministério do Turismo espera um aumento de 6% no número de visitantes no Brasil, já no próximo ano. “A gente está nessa expectativa, podendo até superar essa meta”, disse Jun Yamamoto, diretor de planejamento e gestão estratégica do ministério.
A Lagoa Rodrigo de Freitas foi um lindo palco para as competições de canoagem velocidade e remo (Foto: Getty Images/Matthias Hangst)
O Rio de Janeiro recebeu cerca de 500 mil visitantes para os Jogos Olímpicos. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, 87,7% dos turistas estrangeiros pretendem voltar ao Brasil. O bancário americano Kirk Olson, 37, é um deles. "Estou adorando as paisagens, as pessoas, tudo. As mulheres são lindas, e todo mundo sorri o tempo todo. Já estou vendo quando retornarei", disse.
Kirk Olson já faz planos de voltar ao Brasil (Foto: Rio 2016/Evandreia Buosi)
O casal de estudantes alemães Josina Henke e Luis Kramer, 24, assistiu ao jogo que deu o título do futebol feminino à Alemanha, além de atletismo e ginástica rítmica. "Queremos voltar com mais amigos. Adoramos esta combinação de praia com cidade. Os brasileiros gostam de festa, assim como nós", disseram, enquanto acompanhavam a decisão do futebol masculino na Casa Alemanha, um dos espaços de hospitalidade montados pelos países para receber turistas.
Josina e Luis elogiaram o clima festivo do Brasil (Foto: Rio 2016/Fernanda Ezabella)
Os americanos lideram a lista dos estrangeiros que mais visitaram o Rio durante os Jogos, com 21,2%, seguidos pelos argentinos (14,8%) e os britânicos (4,8%). Para receber tanta gente, a rede hoteleira ganhou 20 mil quartos, e hoje está em 50 mil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. É um dos muitos legados dos Jogos Rio 2016.
O Cristo Redentor, com o Maracanã e o Maracanãzinho (Foto: Getty Images/Mario Tama)
Para aumentar a competitividade do turismo nacional, o Brasil investiu em qualificação de profissionais ligados ao setor, sinalização para orientar os visitantes e divulgação dos principais destinos turísticos. Mas os próprios atletas acabam virando garotos-propaganda. Em uma rede social, o mito da natação mundial, Michael Phelps, escreveu: "Apesar de ser bom estar de volta, já sinto saudade da beleza do Rio e da simpatia do povo. Obrigado por receber os Jogos Olímpicos e fazer a gente se sentir tão em casa".
“O Brasil teve competência, qualificação, harmonia, dedicação. Estou falando de mais de 200 mil pessoas que, de uma forma ou de outra, trabalharam para que tivéssemos o maior evento deste gênero na história. Quem veio gostou muito. Quem viu imagens pela TV também deve ter tido sensação similar. O Rio será outro após os Jogos Olímpicos”, declarou ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.
Irina Zelenkova sente-se em casa no Rio (Foto: Rio 2016/Fernanda Ezabella)
A médica especialista em esportes Irina Zelenkova, 29, está no Rio desde o final de julho, e se apaixonou pela cidade. Fez amigos nadando na Praia Vermelha. "Meus amigos brasileiros dizem que já estou carioca", disse a russa, que trabalha para o Comitê Olímpico do seu país. "Eu me senti muito segura aqui, mesmo quando fui para arenas distantes, como Deodoro, ou quando visitei um restaurante na favela do Vidigal."
O trajeto do ciclismo de estrada foi considerado um dos mais bonitos da história dos Jogos (Foto: Getty Images/Phil Walter)
Para 83,1% dos estrangeiros e 98,7% dos brasileiros, a experiência de estar no Rio atendeu ou superou as expectativas. A pesquisa do Ministério do Turismo revelou bons índices de satisfação dos turistas com segurança, transporte público, infraestrutura e preços. E se, além de todos esses fatores, o visitante precisar de motivos para voltar, é só relembrar as imagens dos Jogos para saber que o Rio de Janeiro vai continuar lindo.
Colaboraram Fernanda Ezabella e Evandreia Buosi