Revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 já tem data para começar: 3 de maio
Primeiras etapas do percurso foram anunciadas nesta quarta-feira, quando o símbolo dos Jogos visitou o Centro do Rio
Primeiras etapas do percurso foram anunciadas nesta quarta-feira, quando o símbolo dos Jogos visitou o Centro do Rio
A tocha Rio 2016 é exposta no Centro do Rio, para celebrar o marco de um ano para os Jogos Olímpicos (Comitê Rio 2016)
O revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 cada vez toma mais forma. Após o anúncio de 83 cidades brasileiras por onde a tocha irá passar, feito no evento de apresentação do objeto, nesta quarta-feira (5) foram confirmadas as primeiras datas do percurso.
Em entrevista coletiva no Parque Olímpico da Barra, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, anunciou que a tocha será acesa na cidade grega de Olímpia, conforme a tradição milenar dos Jogos Olímpicos, no dia 21 de abril de 2016. Após um rápido trajeto pelo país, a tocha será entregue ao Brasil no dia 27 do mesmo mês. E, em 3 de maio de 2016, finalmente, terá início, em Brasília, o revezamento da tocha Olímpica Rio 2016, que irá durar 95 dias, culminando com o acendimento da pira no estádio do Maracanã, no dia 5 de agosto de 2016, daqui a exatamente um ano.
Também nesta quarta-feira, o Comitê Rio 2016 levou a tocha Olímpica ao Largo da Carioca, no Centro da cidade, para que a população pudesse conhecê-la "pessoalmente", em um aperitivo do que será vivenciado a partir de maio de 2016, durante o revezamento. Em incontáveis selfies, centenas de pessoas registraram a tocha a poucos metros de distância.

As 83 cidades já anunciadas incluem as 26 capitais estaduais (além do Distrito Federal) e serão o destino da tocha ao fim de cada dia de revezamento – ou seja, onde ela irá “passar a noite” –, com exceção de quando houver paradas técnicas ou momentos especiais de passagem da tocha.
Além do carregador, o revezamento envolve todo um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 cidades: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016.
Todo o percurso foi montado sob a premissa do maior número possível de pessoas impactadas, dentro do período pré-estabelecido para a duração total do revezamento. A estimativa do Comitê Rio 2016, somando a população de todos os pontos de passagem da tocha, é que 90% dos brasileiros acompanhem o revezamento.
Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha (o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia). Serão 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10.000 milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.