Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no pentatlo moderno

Por Rio 2016

Campeonato Mundial, em Moscou, no fim de maio, e ranking de 1º de junho apontarão os últimos classificados

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no pentatlo moderno

Samantha Murray (Grã-Bretanha), Yane Marques (Brasil) e Laura Asadauskaite (Lituânia) foram ao pódio em Londres 2012 (Getty Images/Alex Livesey)

Texto: Marcelo Fefer

O resultado do Campeonato Mundial, no fim de maio, em Moscou, e a divulgação do Ranking Mundial de 1º de junho, definirão as vagas restantes das disputas do pentatlo moderno nos Jogos Rio 2016. Serão 36 competidores na disputa feminina, e o mesmo número no masculino. Boa parte já estão garantidos.  

 

Classificados

Feminino
Laura Asadauskaite (Lituânia), Elodie Clouvel (França), Lena Schoneborn (Alemanha), Gulnaz Gubaydullina (Rússia), Oktawia Nowacka (Polônia), Janine Kohlmann (Alemanha), Anastasiya Spas (Ucrânia), Kate French (Grã-Bretanha), Alice Sotero (Itália), Qian Chen (China)*, Haydy Morsy (Egito), Yane Marques (Brasil), Tamara Vega (México), Donna Vakalis (Canadá), Isabel Brand (Guatemala), Leydi Laura Moya (Cuba), Donata Rimsaite (Rússia), Samantha Murray (Grã-Bretanha), Sarolta Kovacs (Hungria), Sunwoo Kim (República da Coreia), Wanxia Liang (China)*, Xiaonon Zhang (China)*, Natsumi Tomonaga (Japão), Chloe Esposito (Austrália) e Elena Potapenko (Cazaquistão)

Assista aos melhores momentos da final feminina de Londres 2012

Masculino
Riccardo de Luca (Itália), Woongtae Jun (República da Coreia)*, Dongii Lee (República da Coreia)*, Haihang Su (China), Zhongrong Cao (China), Woojin Hwang (República da Coreia)*, Max Esposito (Austrália), Arthur Lanigan-O’Keeffe (Irlanda), Valentin Prades (França), David Svoboda (República Tcheca), Robert Kasza (Hungria),
Egor Puchkarevskiy (Rússia), Joseph Choong (Grã-Bretanha), Valentin Belaud (França), Jan Kuf (República Tcheca), Eslam Hamad (Egito), Charles Fernandez (Guatemala), Ismal Hernandez Uscanga (México), Nathan Schrimsher (Estados Unidos), Jose Figueroa (Cuba), Emmanual Zapata (Argentina), Pavlo Tymoshchenko (Ucrânia), Aleksandr Lesun (Rússia), Andriy Fedechko (Ucrânia), Tomoya Miguchi (Japão) e Nome a definir (Brasil)

Classificado para os Jogos, o tcheco David Svoboda já competiu no Rio.

 

#cidadeolympica #riodejaneiro #modernpentathlon #fencing #epee #kord #olympic #venues #czechteam #dukla #sport

Uma foto publicada por David Svoboda (@svobodadave) em

 

A China, na prova das mulheres, e a República da Coreia, na dos homens, têm três atletas com direito à vaga Olímpica e terão de escolher dois nomes entre eles. O Brasil tem uma vaga assegurada na disputa masculina como país-sede (além da feminina, que foi conquistada por Yane Marques), para um atleta ainda a ser indicado.

Boa parte dos melhores atletas do esporte no mundo já estão garantidos nos Jogos. Mas para o gerente de competição do pentatlo moderno no Comitê Rio 2016, Celso Silva, não há como apontar favoritos ao pódio. Ouça o que ele diz sobre isso:

 

Fique atento

  • De 22 a 29 de maio será disputado o Campeonato Mundial de pentatlo moderno, em Moscou, na Rússia. No dia 27 há a disputa individual feminina, e no dia 28, a masculina. Garantem vaga no Rio 2016 os três primeiros colocados no Mundial, caso já não estejam qualificados para os Jogos.
  • Se um ou mais dos medalhistas do Mundial já tiver ganho a sua classificação Olímpica anteriormente, se abrirão novas vagas via Ranking Mundial de 1º de junho. A princípio, são seis vagas para cada sexo, para os melhores do Ranking que ainda não tenham se assegurado nos Jogos.
  • “Há alguns atletas de destaque que ainda não se classificaram como o (Ilia) Frolov, da Rússia, que foi campeão mundial em 2008, e o Adam Marosi, da Hungria, que foi medalhista (de bronze) em Londres”, afirma a gerente de serviços do pentatlo moderno no Comitê Rio 2016, Ana Almeida.

“No feminino, tem a Zsofia Foldhazi (prata nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2015) e a Margaux Isaksen, dos Estados Unidos, que ficou em quarto lugar em Londres 2012”

Ana Almeida, sobre as principais atletas mulheres que ainda precisam se classificar

  • Além do Campeonato Mundial de Moscou, outros eventos relevantes até os Jogos Olímpicos são a quarta etapa da Copa do Mundo, de 14 a 18 de abril, em Kecskemét, na Hungria, e a final da Copa do Mundo, de 5 a 8 de maio, em Sarasota, nos Estados Unidos.

 

Robert Kasza, da Hungria, e Riccardo de Luca (campeão da Copa do Mundo 2015), da Itália, durante evento-teste no Rio (Foto: Getty Images/Alexandre Loureiro)

 

Veja também:

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa nas maratonas aquáticas

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no judô

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hóquei sobre grama

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hipismo saltos

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hipismo CCE

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hipismo adestramento

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica rítmica

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica de trampolim

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica artística

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no futebol

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na esgrima

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo mountain bike

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo de pista

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo de estrada

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo BMX

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na canoagem velocidade

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na canoagem slalom

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no boxe

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no basquetebol

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no badminton

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no atletismo

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.