Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hipismo CCE
Competição por equipes poderá ter de 11 a 14 países pois Itália, Suíça e Rússia têm a possibilidade de formar times compostos
Competição por equipes poderá ter de 11 a 14 países pois Itália, Suíça e Rússia têm a possibilidade de formar times compostos
O CCE é considerado o "triatlo equestre": é a disputa mais exigente do hipismo (Getty Images/Mike Hewitt)
Texto: Marcelo Fefer
A lista de países que participarão das competições de hipismo CCE nos Jogos Olímpicos Rio 2016 já foi fechada e divulgada pela Federação Equestre Internacional (FEI). Há 11 times definidos que participarão da prova por equipes e mais 21 atletas que se classificaram para as provas individuais.
Equipe: Brasil, Alemanha, Grã-Bretanha, Países Baixos, Austrália, Irlanda, Canadá, Estados Unidos, França, Suécia e Nova Zelândia.

Individual: Finlândia, Itália (3), Rússia (3), China, Zimbábue, Japão (2), Belarus, Suíça (3), Porto Rico, Equador, China, Bélgica (2) e Espanha.
Como Itália, Rússia e Suíça conseguiram classificar três atletas cada para a prova individual, esses países têm a possibilidade de participar também da prova de equipes com o chamado “time composto”, se tiverem interesse.
Líder de competição do hipismo CCE no Comitê Rio 2016, Alex Titan vê alguns países como maiores candidatos ao pódio na prova de equipes. “Entre os classificados há equipes muito tradicionais, como Alemanha, Grã-Bretanha e França, e há os Estados Unidos também, que estão vindo bastante fortes, com um projeto muito focado no esporte”, avalia Titan, que apontou também quais competições merecem atenção dos fãs de março até o período dos Jogos. Ouça o que ele diz:
Em Londres 2012, a Alemanha conquistou o ouro Olímpico na prova individual (Michael Jung) e na prova por equipes. Os germânicos somam sete ouros na história dos Jogos no CCE.
Assista aos melhores momentos da prova individual de Londres 2012
Veja também:
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hipismo adestramento
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica rítmica
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica de trampolim
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica artística
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no futebol
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na esgrima
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo mountain bike
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo de pista
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo de estrada
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo BMX
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na canoagem velocidade
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na canoagem slalom
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no boxe
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no basquetebol
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no badminton
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no atletismo
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.