Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no handebol
Três Pré-Olímpicos, de sexta-feira a domingo, definem as últimas vagas no masculino. Equipes femininas já estão todas classificadas
Três Pré-Olímpicos, de sexta-feira a domingo, definem as últimas vagas no masculino. Equipes femininas já estão todas classificadas
O francês Luc Abalo salta para arremessar em jogo contra a Suécia, em Londres 2012 (Getty Images/Jeff Gross)
Texto: Marcelo Fefer
As mulheres já têm as 12 seleções quem competirão no Rio 2016 classificadas. E os homens definem as últimas seis vagas de sexta-feira (8) até domingo (10), quando haverá três Torneios Pré-Olímpicos, cada um com quatro participantes - os dois melhores se garantem nos Jogos Olímpicos.
Em Gdansk, na Polônia, se enfrentarão o time da casa, Macedônia, China e Tunísia.
Outro Pré-Olímpico ocorrerá em Malmo, na Suécia, com Espanha, Eslovênia, Irlanda e a equipe anfitriã.
E o terceiro será jogado em Herning, na Dinamarca, e terá ainda Croácia, Noruega e Bareine.
“Com Dinamarca, Croácia e Noruega, esse promete ser o Pré-Olímpico mais interessante”, avalia a líder de competição do handebol no Comitê Rio 2016, Daniela Coelho. “A Polônia, jogando em casa, é a favorita do primeiro torneio, onde a Tunísia pode se tornar uma das poucas equipes não-europeias a se classificar. No segundo evento, Espanha e Suécia têm favoritismo, mas a Eslovênia também brigará”, prossegue Daniela Coelho.
Feminino
Brasil, Argentina, Angola, República da Coreia, Noruega, Espanha, França, Países Baixos, Romênia, Montenegro, Suécia e Rússia

Masculino
Brasil, Argentina, Catar, França, Alemanha e Egito
Daniela Coelho apontou também quais devem ser os maiores candidatos ao pódio nos Jogos Rio 2016. “A França continua como favorita no masculino, mesmo sem ter sido campeã europeia. É bicampeã Olímpica e bi mundial e virá para retomar o alto do pódio que perdeu no Europeu com uma equipe muito experiente. O Catar fez um trabalho com naturalizados no Mundial, obteve a medalha de prata e irá buscar um pódio no Rio. Dinamarca, Espanha, Suécia e Croácia, que ainda precisam se classificar, e a Alemanha, campeã europeia, devem ser as principais adversárias da França”, acredita a líder de competição do Rio 2016.

“No feminino, a Noruega é a Noruega. Ela pode se comparar como o Brasil no vôlei feminino. É a bicampeã Olímpica e tem uma equipe bem experiente em fases de decisão, virá como favorita. Mas tem muitas outras equipes que podem subir ao pódio. Todas as europeias, e mais o Brasil, Angola e a Coreia, que já foi campeã Olímpica. Não dá para arriscar”, comenta Daniela Coelho.
O sorteio dos grupos do handebol nos Jogos Olímpicos ocorrerá no próximo dia 29, na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra, no Rio. E o Brasil terá direito a um privilégio na hora da divisão das seleções. Ouça o que a líder de competição do handebol no Rio 2016 conta:
Veja também:
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no pentatlo moderno
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa nas maratonas aquáticas
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no judô
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hóquei sobre grama
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hipismo saltos
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hipismo CCE
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hipismo adestramento
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica rítmica
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica de trampolim
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica artística
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no futebol
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na esgrima
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo mountain bike
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo de pista
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo de estrada
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo BMX
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na canoagem velocidade
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na canoagem slalom
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no boxe
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no basquetebol
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no badminton
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no atletismo
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.