Texto: Marcelo Fefer
Só falta a definição de uma vaga masculina para que sejam conhecidas todas as seleções que farão parte dos torneios de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ela sairá do duelo entre Colômbia e Estados Unidos, em partidas de ida e volta, no fim deste mês.
Logo depois, no dia 14 de abril, no Maracanã, serão realizados os sorteios dos grupos das competições Olímpicas feminina e masculina, que seguirá procedimentos similares aos da Copa do Mundo, como conta o líder de competição do futebol do Comitê Rio 2016, Maurício Waknin. Ouça o que ele diz:
Já classificados
- Feminino
Brasil, Colômbia, Alemanha, França, Zimbábue, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos, Canadá, Austrália, China e Suécia

A equipe feminina do Canadá, classificada para o Rio 2016, celebra a conquista do bronze em Londres 2012 (Foto: Getty Images/Stanley Chou)
Assista aos melhores momentos da final feminina em Londres 2012, entre Estados Unidos e Japão
- Masculino
Brasil, Argentina, Alemanha, Dinamarca, Portugal, Suécia, Fiji, México, Honduras, Nigéria, Argélia, África do Sul, Japão, Coreia do Sul e Iraque
Fique ligado
- A última vaga masculina será decidida entre Colômbia e Estados Unidos, com jogos de ida e volta. O primeiro será em 25 de março, em Barranquilla, Colômbia. E o segundo em 29 de março, em San Jose, Estados Unidos.
- A estrela da bicampeã Olímpica Argentina no Campeonato Sul-Americano sub-20 masculino, onde garantiu sua vaga nos Jogos Rio 2016, foi o atacante Giovanni Simeone, artilheiro da competição com nove gols e filho de Diego Simeone, que foi medalha de prata em Atlanta 1996 e hoje é técnico do Atlético de Madrid.

Giovanni Simeone, em ação contra o Paraguai, no Sul-Americano sub-20, onde a Argentina se classificou (Foto: Getty Images)
- Será a segunda edição seguida que a Colômbia participará da disputa feminina do futebol. Em Londres 2012, sofreu três derrotas e não marcou um gol sequer.
- Brasil, Suécia, África do Sul e Alemanha são os países, até o momento, classificados no masculino e feminino. O vencedor do confronto entre Colômbia e Estados Unidos se juntará a eles.
Acompanhe os melhores momentos da final masculina entre México e Brasil em Londres 2012
- Campeã mundial no Maracanã, em 2014, a Alemanha disputará o torneio masculino de futebol pela primeira vez desde sua reunificação, em 1990.

O goleiro alemão Ter Stegen olha desolado, enquanto a equipe de Portugal comemora gol na semifinal do Europeu sub-21, onde as duas seleções se classificaram para os Jogos Rio 2016 (Foto: Getty Images/Martin Rose)
- A última participação alemã no futebol masculino foi como Alemanha Ocidental, em Seul 1988 – foi bronze ao superar a Itália por 3 a 0. Na semifinal, os germânicos, que tinham Jürgen Klinsmann como maior estrela, foram superados pelo Brasil (de Romário, Taffarel e Bebeto), nos pênaltis (4 a 3), após empate em 1 a 1 no tempo normal e prorrogação.
- Fiji disputará o torneio Olímpico de futebol pela primeira vez no Rio 2016.
- A Argélia encerrará um jejum de 36 anos ao participar dos Jogos Olímpicos. A última vez que competiu foi em Moscou 1980.
- O Rio 2016 marcará a décima participação do Japão no torneio masculino de futebol dos Jogos – obteve um bronze na Cidade do México 1968 e voltou a disputar o terceiro lugar em Londres 2012, mas foi superado pela arquirrival Coreia do Sul.

A norte-americana Carli LLoyd (10), melhor do mundo segundo a Fifa, durante a final de Londres 2012, contra o Japão (Foto: Getty Images/Jamie Squire)
- Os Estados Unidos disputaram as cinco finais Olímpicas femininas já realizadas e só perdeu em Sydney 2000, para a Noruega – em Atenas 2004 e Pequim 2008 venceram o Brasil na decisão da medalha de ouro.
- Londres 2012 foi a primeira competição feminina de futebol dos Jogos (estreou em Atlanta 1996) que o Brasil não chegou às semifinais.
- O Rio 2016 será a sexta participação Olímpica da Suécia no futebol feminino - participou de todas as comeptições desde a entrada no programa Olímpico, em Atlanta 1996. Sua melhor colocação foi o quarto lugar em Atenas 2004.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.