Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no futebol

Por Rio 2016

Só falta definir uma vaga, no torneio masculino, entre Colômbia e Estados Unidos. Disputa feminina já está resolvida

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no futebol

Campeão Olímpico em Londres 2012 ao vencer o Brasil na final, o México buscará o bi no Rio (Getty Images/Jeff J Mitchell)

Texto: Marcelo Fefer

Só falta a definição de uma vaga masculina para que sejam conhecidas todas as seleções que farão parte dos torneios de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ela sairá do duelo entre Colômbia e Estados Unidos, em partidas de ida e volta, no fim deste mês.

Logo depois, no dia 14 de abril, no Maracanã, serão realizados os sorteios dos grupos das competições Olímpicas feminina e masculina, que seguirá procedimentos similares aos da Copa do Mundo, como conta o líder de competição do futebol do Comitê Rio 2016, Maurício Waknin. Ouça o que ele diz:

 

Já classificados

  • Feminino
    Brasil, Colômbia, Alemanha, França, Zimbábue, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos, Canadá, Austrália, China e Suécia

 

A equipe feminina do Canadá, classificada para o Rio 2016, celebra a conquista do bronze em Londres 2012 (Foto: Getty Images/Stanley Chou)

 

Assista aos melhores momentos da final feminina em Londres 2012, entre Estados Unidos e Japão

  • Masculino
    Brasil, Argentina, Alemanha, Dinamarca, Portugal, Suécia, Fiji, México, Honduras, Nigéria, Argélia, África do Sul, Japão, Coreia do Sul e Iraque

 

Fique ligado

  • A última vaga masculina será decidida entre Colômbia e Estados Unidos, com jogos de ida e volta. O primeiro será em 25 de março, em Barranquilla, Colômbia. E o segundo em 29 de março, em San Jose, Estados Unidos.
  • A estrela da bicampeã Olímpica Argentina no Campeonato Sul-Americano sub-20 masculino, onde garantiu sua vaga nos Jogos Rio 2016, foi o atacante Giovanni Simeone, artilheiro da competição com nove gols e filho de Diego Simeone, que foi medalha de prata em Atlanta 1996 e hoje é técnico do Atlético de Madrid.

Giovanni Simeone, em ação contra o Paraguai, no Sul-Americano sub-20, onde a Argentina se classificou (Foto: Getty Images)

 

  • Será a segunda edição seguida que a Colômbia participará da disputa feminina do futebol. Em Londres 2012, sofreu três derrotas e não marcou um gol sequer.
  • Brasil, Suécia, África do Sul e Alemanha são os países, até o momento, classificados no masculino e feminino. O vencedor do confronto entre Colômbia e Estados Unidos se juntará a eles.

Acompanhe os melhores momentos da final masculina entre México e Brasil em Londres 2012

  • Campeã mundial no Maracanã, em 2014, a Alemanha disputará o torneio masculino de futebol pela primeira vez desde sua reunificação, em 1990.

O goleiro alemão Ter Stegen olha desolado, enquanto a equipe de Portugal comemora gol na semifinal do Europeu sub-21, onde as duas seleções se classificaram para os Jogos Rio 2016 (Foto: Getty Images/Martin Rose)

 

  • A última participação alemã no futebol masculino foi como Alemanha Ocidental, em Seul 1988 – foi bronze ao superar a Itália por 3 a 0. Na semifinal, os germânicos, que tinham Jürgen Klinsmann como maior estrela, foram superados pelo Brasil (de Romário, Taffarel e Bebeto), nos pênaltis (4 a 3), após empate em 1 a 1 no tempo normal e prorrogação.
  • Fiji disputará o torneio Olímpico de futebol pela primeira vez no Rio 2016.
  • A Argélia encerrará um jejum de 36 anos ao participar dos Jogos Olímpicos. A última vez que competiu foi em Moscou 1980.
  • O Rio 2016 marcará a décima participação do Japão no torneio masculino de futebol dos Jogos – obteve um bronze na Cidade do México 1968 e voltou a disputar o terceiro lugar em Londres 2012, mas foi superado pela arquirrival Coreia do Sul.

A norte-americana Carli LLoyd (10), melhor do mundo segundo a Fifa, durante a final de Londres 2012, contra o Japão (Foto: Getty Images/Jamie Squire)

 

  • Os Estados Unidos disputaram as cinco finais Olímpicas femininas já realizadas e só perdeu em Sydney 2000, para a Noruega – em Atenas 2004 e Pequim 2008 venceram o Brasil na decisão da medalha de ouro.
  • Londres 2012 foi a primeira competição feminina de futebol dos Jogos (estreou em Atlanta 1996) que o Brasil não chegou às semifinais.
  • O Rio 2016 será a sexta participação Olímpica da Suécia no futebol feminino - participou de todas as comeptições desde a entrada no programa Olímpico, em Atlanta 1996. Sua melhor colocação foi o quarto lugar em Atenas 2004.

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.