Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo mountain bike
Ranking que apontará a maioria dos classificados se encerra em 25 de maio
Ranking que apontará a maioria dos classificados se encerra em 25 de maio
A competição de mountain bike faz parte do programa dos Jogos Olímpicos desde Atlanta 1996 (Getty Images/Clive Brunskill)
Texto: Marcelo Fefer
Ciclistas de mountain bike de todo o mundo aguardam ansiosamente pelo dia 25 de maio. É nesta data que a União Ciclista Internacional (UCI) irá publicar a versão final do Ranking de Classificação Olímpica que definirá 41 das 50 vagas masculinas e 25 das 30 femininas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (você pode acompanhar o Ranking aqui).
Líder de competição do mountain bike no Comitê Rio 2016, o britânico Paul Davis apontou, a partir da última parcial do Ranking, quais países chegarão aos Jogos Olímpicos como fortes candidatos a um lugar no pódio. Ouça seu comentário, em inglês.
Além das vagas pelo ranking, haverá países que terão seus lugares assegurados pelos campeonatos continentais da África, Américas, Ásia e Oceania, todos já realizados. E o Brasil tem vaga garantida como país-sede no feminino e no masculino.
Feminino
África do Sul, Austrália, Brasil, México e China
Masculino
África do Sul, Austrália, Brasil, Colômbia, Maurício, Nova Zelândia, Japão e China
Paul Davis, sobre quais competições de mountain bike se deve acompanhar até os Jogos Rio 2016
https://t.co/YxgvPbst8t pic.twitter.com/WnMBqWBgeC
— Jaroslav Kulhavy (@jaroslavkulhavy) 6 de março de 2016
Já a norte-americana Georgia Gould, bronze em Londres 2012, mostrou espírito patriota em evento promovido pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos nesta semana.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.