Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo mountain bike

Por Rio 2016

Ranking que apontará a maioria dos classificados se encerra em 25 de maio

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo mountain bike

A competição de mountain bike faz parte do programa dos Jogos Olímpicos desde Atlanta 1996 (Getty Images/Clive Brunskill)

Texto: Marcelo Fefer

Ciclistas de mountain bike de todo o mundo aguardam ansiosamente pelo dia 25 de maio. É nesta data que a União Ciclista Internacional (UCI) irá publicar a versão final do Ranking de Classificação Olímpica que definirá 41 das 50 vagas masculinas e 25 das 30 femininas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 (você pode acompanhar o Ranking aqui).

Líder de competição do mountain bike no Comitê Rio 2016, o britânico Paul Davis apontou, a partir da última parcial do Ranking, quais países chegarão aos Jogos Olímpicos como fortes candidatos a um lugar no pódio. Ouça seu comentário, em inglês.

 

Além das vagas pelo ranking, haverá países que terão seus lugares assegurados pelos campeonatos continentais da África, Américas, Ásia e Oceania, todos já realizados. E o Brasil tem vaga garantida como país-sede no feminino e no masculino.

Já classificados

Feminino
África do Sul, Austrália, Brasil, México e China
 

Masculino
África do Sul, Austrália, Brasil, Colômbia, Maurício, Nova Zelândia, Japão e China

 

“Etapas da Copa do Mundo são os melhores eventos que podem servir como prévia dos Jogos. Os principais atletas competirão”

Paul Davis, sobre quais competições de mountain bike se deve acompanhar até os Jogos Rio 2016

 

Fique ligado

  • Datas e locais das etapas da Copa do Mundo – 9 e 10 de abril, em Lourdes, França; 23 e 24 de abril, em Cairns, Austrália; 21 e 22 de maio, em Albstadt, Alemanha; 28 e 29 de maio, em La Bresse, França; 4 e 5 de junho, em Fort William, Grã-Bretanha; 11 e 12 de junho, em Leogang, Áustria; 9 e 10 de julho, em Lenzerheide, Suíça.

 

  • A França é a mais tradicional potência do mountain bike – os franceses conquistaram pelo menos uma medalha em todas edições dos Jogos desde Atlanta 1996, quando a modalidade foi disputada pela primeira vez.

 

  • Presente no pódio nas três últimas edições dos Jogos – foi bronze em Atenas 2004, ouro em Pequim 2008 e prata em Londres 2012 - a alemã Sabine Spitz venceu em 29 de fevereiro a Copa Sunshine, em Chipre, seu primeiro título no ano Olímpico, e mostrou que novamente brigará por uma medalha no Rio 2016.

 

 

 

 

  • Na mesma Copa Sunshine, o tcheco Jaroslav Kulhavy, ouro em Londres 2012, fraturou a mão esquerda, o que prejudicará sua preparação para os Jogos.  

 

 

Já a norte-americana Georgia Gould, bronze em Londres 2012, mostrou espírito patriota em evento promovido pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos nesta semana.

 

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.