Restaurante na Vila dos Atletas terá mudanças para Jogos Paralímpicos
Com 27 mil m², local tem ilha única para comidas judaica e islâmica e ficará mais aconchegante para atletas Paralímpicos
Com 27 mil m², local tem ilha única para comidas judaica e islâmica e ficará mais aconchegante para atletas Paralímpicos
Espaço entre as fileiras será maior para facilitar circulação dos cadeirantes (Foto: Rio 2016/Rafael Cavalieri)
Foram dias de trabalho intenso. Em um dia de pico, chegaram a ser servidas 65 mil refeições, feitas com as 1,9 mil toneladas de insumos utilizadas nas últimas semanas. O gigantesco restaurante montado na Vila dos Atletas vive seus dias de despedida. Com apenas mais dois dias de operação, o espaço já projeta as adaptações que terão de ser feitas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. As mudanças terão início em 24 de agosto e os Jogos começam em 7 de setembro.
Apontado como o segundo maior do mundo – atrás apenas do Damascus Gate, na Síria –, o restaurante da Vila dos Atletas foi montado em uma tenda de 27 mil metros quadrados, sendo que 9 mil m² são apenas para a cozinha.
As estações de comida serão as mesmas. A mais curiosa é a que une comidas judaica e islâmica: Kosher & Halal. Há também as bancadas de Sabores do Brasil, Sabores do Mundo, Pizza & Pasta e Ásia & Índia, além das estações de frutas, pães, saladas e sobremesas. Mas algumas mudanças são necessárias para deixar o local mais acessível e aconchegante.
s
Feijão, tutu, grelhados... A ilha Sabores do Brasil foi a mais procurada nos Jogos Rio 2016 (Foto: Rio 2016/Rafael Cavalieri)
Fileiras de mesas e cadeiras serão removidas para que os cadeirantes circulem sem grandes problemas. Algumas estações terão a altura reduzida para facilitar o acesso aos alimentos. De resto, a equipe responsável pelo espaço espera ter o mesmo clima de alegria e convivência dos atletas dos Jogos Rio 2016.
"A ideia é tornar o espaço mais aconchegante, já que ele foi desenvolvido pensando nos momentos de pico, quando 7 mil atletas vinham ao mesmo tempo comer aqui. Nas Paralimpíadas, os números serão menores e as mudanças vão facilitar a vida dos atletas", afirmou Flávia Albuquerque, gerente de alimentos e bebidas da Vila dos Atletas.
Pizzas com e sem glúten também fizeram muito sucesso (Foto: Rio 2016/Rafael Cavalieri)
O turbilhão passou e o saldo foi extremamente positivo. Diariamente, foram cerca de 200 toneladas de comida, 100 mil pães, 3 mil pizzas, incluindo as sem glúten e integrais, 120 toneladas de frutas, 30 toneladas de folhagens adequadas e 700 mil doses de café. O restaurante principal possui área equivalente a dois campos e meio de futebol. Em todos os restaurantes, além do principal existe o Casual Dining, o Grab and Go e as estações Coffee Breaks, foram 7,5 mil lugares.