Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Restaurante na Vila dos Atletas terá mudanças para Jogos Paralímpicos

Por Rafael Cavalieri

Com 27 mil m², local tem ilha única para comidas judaica e islâmica e ficará mais aconchegante para atletas Paralímpicos

Restaurante na Vila dos Atletas terá mudanças para Jogos Paralímpicos

Espaço entre as fileiras será maior para facilitar circulação dos cadeirantes (Foto: Rio 2016/Rafael Cavalieri)

Foram dias de trabalho intenso. Em um dia de pico, chegaram a ser servidas 65 mil refeições, feitas com as 1,9 mil toneladas de insumos utilizadas nas últimas semanas. O gigantesco restaurante montado na Vila dos Atletas vive seus dias de despedida. Com apenas mais dois dias de operação, o espaço já projeta as adaptações que terão de ser feitas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. As mudanças terão início em 24 de agosto e os Jogos começam em 7 de setembro.

Apontado como o segundo maior do mundo – atrás apenas do Damascus Gate, na Síria –, o restaurante da Vila dos Atletas foi montado em uma tenda de 27 mil metros quadrados, sendo que 9 mil m² são apenas para a cozinha. 

As estações de comida serão as mesmas. A mais curiosa é a que une comidas judaica e islâmica: Kosher & Halal. Há também as bancadas de Sabores do Brasil, Sabores do Mundo, Pizza & Pasta e Ásia & Índia, além das estações de frutas, pães, saladas e sobremesas. Mas algumas mudanças são necessárias para deixar o local mais acessível e aconchegante.

sFeijão, tutu, grelhados... A ilha Sabores do Brasil foi a mais procurada nos Jogos Rio 2016 (Foto: Rio 2016/Rafael Cavalieri)

Fileiras de mesas e cadeiras serão removidas para que os cadeirantes circulem sem grandes problemas. Algumas estações terão a altura reduzida para facilitar o acesso aos alimentos. De resto, a equipe responsável pelo espaço espera ter o mesmo clima de alegria e convivência dos atletas dos Jogos Rio 2016.

"A ideia é tornar o espaço mais aconchegante, já que ele foi desenvolvido pensando nos momentos de pico, quando 7 mil atletas vinham ao mesmo tempo comer aqui. Nas Paralimpíadas, os números serão menores e as mudanças vão facilitar a vida dos atletas", afirmou Flávia Albuquerque, gerente de alimentos e bebidas da Vila dos Atletas.

Pizzas com e sem glúten também fizeram muito sucesso (Foto: Rio 2016/Rafael Cavalieri)

O turbilhão passou e o saldo foi extremamente positivo. Diariamente, foram cerca de 200 toneladas de comida, 100 mil pães, 3 mil pizzas, incluindo as sem glúten e integrais, 120 toneladas de frutas, 30 toneladas de folhagens adequadas e 700 mil doses de café. O restaurante principal possui área equivalente a dois campos e meio de futebol. Em todos os restaurantes, além do principal existe o Casual Dining, o Grab and Go e as estações Coffee Breaks, foram 7,5 mil lugares.