República da Coreia confirma favoritismo no tiro com arco
Equipe masculina do país chega ao seu quinto ouro derrotando os Estados Unidos na final
Equipe masculina do país chega ao seu quinto ouro derrotando os Estados Unidos na final
Equipe da República da Coreia comemora volta ao topo do pódio Olímpico após bronze em Londres 2012 (Foto: Getty Images/Paul Gilham)
Principal potência do tiro com arco no cenário internacional, a República da Coreia confirmou o favoritismo e ganhou seu primeiro ouro no esporte nos Jogos Rio 2016, na prova masculina por equipes, neste sábado (6), no Sambódromo. Os asiáticos ficaram à frente dos Estados Unidos, que levaram a prata, e da Austrália, que completou o pódio com o bronze.
Atual campeã mundial, a equipe da República da Coreia, formada pelos arqueiros Woojin Kim, que bateu o recorde mundial da prova individual na sexta (5), Bonchan Ku e Seungyun Lee, venceu os três duelos do torneio por 6 a 0, sem ceder sets aos seus adversários – Países Baixos, nas quartas-de-final, Austrália, na semifinal, e Estados Unidos, na disputa pelo ouro. A equipe do Brasil caiu nas oitavas-de-final diante da China.
Foi o quinto título do país na prova por equipes e o quarto nas últimas cinco edições Olímpicas – venceu em Seul 1998, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. Em Londres 2012, o time da República da Coreia ficou com o bronze.
"Estava esperando por este momento, para ganhar o ouro novamente, pelos últimos quatro anos. Confiamos um no outro e simplesmente aconteceu. Conversamos o tempo tudo durante a prova e ganhamos essa medalha coletivamente", comentou Kim.
Neste domingo (7), acontece a prova por equipes femininas do tiro com arco e a seleção da República da Coreia é ainda mais favorita. A equipe do país venceu todas as sete edições dos Jogos que contaram com a prova, entre Seul 1988 e Londres 2012.