Refugiada política está entre os 16 atletas classificados do taekwondo para o Rio 2016
Nascida no Irã e residente na Bélgica desde 2012, lutadora é dona de uma das 68 vagas Olímpicas já definidas – mais da metade das 128
Nascida no Irã e residente na Bélgica desde 2012, lutadora é dona de uma das 68 vagas Olímpicas já definidas – mais da metade das 128
Na semifinal, Raheleh Asemani (à direita) bateu Marie Magnus e levou a vaga Olímpica (Confederação de Taekwondo da Turquia)
Raheleh Asemani tem 26 anos, pratica esporte em altíssimo nível e conquista títulos em vários países. Só não tem nação para defender nos Jogos Rio 2016. Mas saiu do pré-Olímpico da Europa, disputado neste fim de semana (16 e 17), em Istambul, na Turquia, como dona de uma das 16 vagas Olímpicas do taekwondo.
Conheça Iris Sang, a brasileira que conquistou vaga Olímpica para o Brasil no taekwondo
Nascida no Irã, mas atual moradora em Flandres, na Bélgica, Raheleh não tem nacionalidade belga. Considerada refugiada política, a atleta competiu no pré-Olímpico pela bandeira da Federação Internacional de Taekwondo (WTF) e, caso não consiga se naturalizar belga, atuará sob a bandeira do COI nos Jogos Olímpicos.
A política de refugiados da Federação Internacional de Taekwondo (WTF) e do Comitê Olímpico Internacional (COI) busca assegurar que nenhum esportista fique fora dos Jogos por questões políticas. As organizações oferecem aos atletas que estiverem nessa situação a chance de participar do Rio 2016 pela bandeira do COI.
18 vezes em que o esporte mostrou ser o melhor aliado da paz
Tendo deixado a terra natal em 2012 por falta de oportunidades e de competitividade - "eu era sempre a primeira no Irã" -, Raheleh encontrou na Bélgica uma oportunidade para desenvolver suas habilidades no esporte que ama. "Não tenho nacionalidade belga, mas espero consegui-la até os Jogos Rio 2016. Só quero realizar minhas ambições", disse a lutadora ao site belga Fans of Flanders.
Além de Raheleh, outros 15 atletas alcançaram a vaga Olímpica no qualificatório europeu: dois em cada categoria de peso (são quatro para os homens e quatro para as mulheres). As vagas obtidas são destinadas ao Comitê Olímpico Nacional ao qual cada atleta está filiado.

Lista completa dos classificados no pré-Olímpico europeu:
FEMININO
Até 49kg: Azerbaijão e Sérvia
Até 57kg: Raseleh Asemani (COI) e Finlândia
Até 67kg: Azerbaijão (2)
Acima de 67kg: Noruega e Holanda
MASCULINO
Até 58kg: Israel e Espanha
Até 68kg: Polônia e Croácia
Até 80kg: Azerbaijão e Polônia
Acima de 80kg: Grã-Bretanha e Bielorrúsia
Acompanhe a corrida pela classificação Olímpica em todos os esportes
Com as outras 48 vagas já definidas pelo ranking mundial e as quatro vagas destinadas ao Brasil (país-sede), 68 dos 128 postos Olímpicos do taekwondo já têm destino definido. Outros quatro pré-Olímpicos continentais (África, Oceania, Américas e Ásia) vão definir as vagas restantes do taekwondo para os Jogos Rio 2016. As quatro vagas restantes serão distribuídas por convite.