Refugiada conduz tocha e emociona a Vila dos Atletas
Anjelina Lohalith fugiu do Sudão do Sul aos seis anos e nunca mais reviu sua família. Hoje é atletas dos 1500m e compete no Rio 2016
Anjelina Lohalith fugiu do Sudão do Sul aos seis anos e nunca mais reviu sua família. Hoje é atletas dos 1500m e compete no Rio 2016
Corredora Anjelina Lohalith atravessa a Vila dos Atletas com a tocha (Foto: Rio 2016/Alexandre Vidal)
A tocha Olímpica está no Rio de Janeiro, e na manhã desta quinta-feira (4) passou pela Vila dos Atletas. Foram sete condutores neste trecho do percurso, entre eles um voluntário e seis atletas.
Integrante do primeiro Time Olímpico de Refugiados e corredora dos 1500m, Anjelina Lohalith viveu um momento emocionante. Ela encerrou o revezamento na Vila, e por onde passou foi bastante fotografada e saudada por outros atletas.
Atletas refugiados: Anjelina Lohalith espera que sucesso no Rio 2016 a ajude a rever os pais
"É uma grande oportunidade representar todos os refugiados que sofrem no mundo nesse momento. Porque a tocha é também um símbolo de paz e esperança para os povos. É algo maravilhoso, e quero que chame atenção para a nossa causa", disse Anjelina.
A jovem fugiu do Sudão do Sul em 2001, quando o país mergulhou numa gerra civil. Ela tinha apenas seis anos e nunca mais conseguiu rever aa família.
Luigi Teilemb, de Vanuatu: "País está orgulhoso de mim" (Foto: Rio 2016/Felipe Varandas)
Atleta do remo na categoria single skiff, Luigi Teilemb, 24 anos, mal conseguia crer que foi escolhido no sorteio do revezamento da tocha. Essa é a primeira participação dele em Jogos Olímpicos. "Parece que é um sonho. Venho de um país que poucos conhecem, muito pequeno, Vanuatu. Então é como se todos estivessem aqui comigo agora, vivendo esse dia", disse Teilemb.
Além de Anjelina e Luigi, participaram do revezamento na Vila Olímpica o voluntário carioca Arthur Pedrozo, o esgrimista romeno naturalizado alemão Matyas Szabo, o corredor Kefasi Chitsala, do Maláui, o boxeador Charly Suarez, das Filipinas, e a velejadora Ceci Wollmann, das Bermudas.