Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Refugiada conduz tocha e emociona a Vila dos Atletas

Por Ernesto Neves

Anjelina Lohalith fugiu do Sudão do Sul aos seis anos e nunca mais reviu sua família. Hoje é atletas dos 1500m e compete no Rio 2016

Refugiada conduz tocha e emociona a Vila dos Atletas

Corredora Anjelina Lohalith atravessa a Vila dos Atletas com a tocha (Foto: Rio 2016/Alexandre Vidal)

A tocha Olímpica está no Rio de Janeiro, e na manhã desta quinta-feira (4) passou pela Vila dos Atletas. Foram sete condutores neste trecho do percurso, entre eles um voluntário e seis atletas.

Integrante do primeiro Time Olímpico de Refugiados e corredora dos 1500m, Anjelina Lohalith viveu um momento emocionante. Ela encerrou o revezamento na Vila, e por onde passou foi bastante fotografada e saudada por outros atletas.

Atletas refugiados: Anjelina Lohalith espera que sucesso no Rio 2016 a ajude a rever os pais

"É uma grande oportunidade representar todos os refugiados que sofrem no mundo nesse momento. Porque a tocha é também um símbolo de paz e esperança para os povos. É algo maravilhoso, e quero que chame atenção para a nossa causa", disse Anjelina.

A jovem fugiu do Sudão do Sul em 2001, quando o país mergulhou numa gerra civil. Ela tinha apenas seis anos e nunca mais conseguiu rever aa família.

Luigi Teilemb, de Vanuatu: "País está orgulhoso de mim" (Foto: Rio 2016/Felipe Varandas)

Atleta do remo na categoria single skiff, Luigi Teilemb, 24 anos, mal conseguia crer que foi escolhido no sorteio do revezamento da tocha. Essa é a primeira participação dele em Jogos Olímpicos. "Parece que é um sonho. Venho de um país que poucos conhecem, muito pequeno, Vanuatu. Então é como se todos estivessem aqui comigo agora, vivendo esse dia", disse Teilemb.

Além de Anjelina e Luigi, participaram do revezamento na Vila Olímpica o voluntário carioca Arthur Pedrozo, o esgrimista romeno naturalizado alemão Matyas Szabo, o corredor Kefasi Chitsala, do Maláui, o boxeador Charly Suarez, das Filipinas, e a velejadora Ceci Wollmann, das Bermudas.