Projeto social focado na gastronomia, Refettorio Gastromotiva abre as portas nesta terça
Iniciativa do chef Massimo Bottura beneficiará pessoas em situação de vulnerabilidade social, com distribuição de 108 refeições por dia
Iniciativa do chef Massimo Bottura beneficiará pessoas em situação de vulnerabilidade social, com distribuição de 108 refeições por dia
Painéis de Vik Muniz e Pas Schaefer decoram o salão do Refettorio Gastromotiva (Foto: Rio 2016/Rafael Cavalieri)
O planejamento começou em dezembro passado. De lá para cá foram inúmeras reuniões, tentativas fracassadas de parcerias, mas nada que desanimasse. Após muita persistência, finalmente nasceu o Reffetorio Gastromotiva, iniciativa dos chefs Massimo Bottura, dono do melhor restaurante do mundo, e David Hertz, fundador da ONG Gastromotiva. A partir desta terça, a casa localizada na Lapa vai servir 108 refeições diárias a pessoas em situação de vulnerabilidade social, que foram previamente cadastradas. Toda a produção é feita com insumos não manipulados, porém próprios para consumo, que seriam desperdiçados .
Os idealizadores não escondiam a alegria com o espaço de 400m² cedido pela Prefeitura do Rio. Foram 55 dias de obras intensas para que o refeitório pudesse ser erguido do zero. O início da obra, por sinal, só foi possível após o aporte financeiro de 200 mil euros da Food for Soul, projeto capitaneado por Massimo. O local conta com um salão onde os beneficiários jantam, uma cozinha central que recebe, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, além de Massimo, outros chefs estrelados, e uma arquibancada onde as pessoas acompanham palestras e debates sobre gastronomia social.
Massimo Bottura e David Hertz: as mentes por trás do Refettorio Gastromotiva (Foto: Divulgação/Bel Augusta)
O salão conta com móveis dos irmãos Campana, iluminação de Maneco Quinderé e duas chamativas obras de arte: um painel feito pelo grafiteiro Pas Schaefer em parceria com o belga Spear e uma reprodução da Santa Ceia, quadro emblemático de Leonardo Da Vinci, feita em chocolate pelo artista plástico Vik Muniz.
"Como vocês podem ver, foi fruto de muito trabalho e muitas parcerias com pessoas que têm vontade de fazer o bem. É hora de retribuir ao mundo o que ele nos deu. Estamos construindo novas tradições através da cultura e deixando um legado para a cidade", afirmou Massimo, que já sonha ver revitalizada a praça localizada em frente ao Refettorio. "Precisamos das crianças aqui conosco".
Durante o dia, o Refettorio Gastromotiva será aberto ao público. Ainda sem preço definido, será possível, entre 12h e 16h, comer um menu degustação feito pela equipe da Gastromotiva em parceria com os renomados chefs convidados. Na parte da noite, a partir das 19h, as 108 pessoas previamente cadastradas irão jantar.