Quatro meses para os Jogos Olímpicos! E as últimas chances de vagas...
A reta final de preparação dos Jogos Olímpicos chega ao mês mais movimentado do calendário Aquece Rio, que inclui oito eventos-teste
A reta final de preparação dos Jogos Olímpicos chega ao mês mais movimentado do calendário Aquece Rio, que inclui oito eventos-teste
Tensão para César Cielo: evento-teste será a última chance de classificação para o Rio 2016 (Getty Images/Clive Rose)
Contagem regressiva, friozinho na barriga, arrancada final: estamos a quatro meses da cerimônia de abertura para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Assim como os atletas - que seguem empenhados nos treinamentos ou ainda na luta por índices e classificação -, a preparação do Comitê Rio 2016 para os Jogos se intensifica: só neste mês de abril, o mais movimentado do calendário Aquece Rio, dez modalidades serão postas à prova em oito eventos-teste, com duas arenas sendo usadas pela primeira vez em testes para os Jogos.

A instalação que já sediou eventos-teste de basquetebol, halterofilismo e taekwondo também recebe os atletas mais fortes do mundo Olímpico: 120 atletas de 13 países brigam pelo título do Campeonato Sul-Americano de Levantamento de Peso a partir desta sexta-feira.

O evento-teste será o tiro final de classificação dos atletas brasileiros para os Jogos Rio 2016: a equipe de nove atiradores (que já conta com seis nomes definidos) ficará completa após esta competição. Torneio de altíssimo nível técnico, o Campeonato do Mundo de Tiro Esportivo, fechado ao público, promete reunir mais de 30 dos 45 medalhistas em Londres 2012.

O tradicional Troféu Maria Lenk de natação neste ano será diferente: além de servir como evento-teste para os Jogos Rio 2016, acontece em casa nova. Será a primeira competição do Estádio Aquático Olímpico - que já estreia com competição decisiva. O torneio é a última chance para os atletas brasileiros se classificarem para os Jogos Olímpicos.

Os melhores atletas do mundo das três modalidades Olímpicas da ginásticas estarão reunidos na casa do esporte no Rio 2016 em busca das últimas vagas para os Jogos - ou seja, um evento-teste de tirar o fôlego. Vai ficar de fora dessa? Garanta suas entradas.

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica rítmica
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica de trampolim
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica artística
O novo Estádio Aquático Olímpico recebe os maiores nadadores Paralímpicos do mundo para o Aberto Internacional. Grandes astros nacionais como Daniel Dias e André Brasil também estão confirmados, A competição é uma oportunidade para atingir os índices de classificação para os Jogos.

En garde: a esgrima também invade o Parque Olímpico da Barra. O evento-teste da modalidade acontece na Arena Carioca 3, com a espada individual masculina e duas provas por equipes: o sabre masculino e o florete feminino.
Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na esgrima

Apenas um dia após o encerramento do evento-teste de natação Paralímpica, o Estádio Aquático Olímpico recebe sua terceira – e última – competição antes dos Jogos Rio 2016: o Torneio de Polo Aquático. Ao todo, 60 atletas de quatro países (Brasil, Estados Unidos, China e Canadá) participam da competição, que acontece entre 25 e 29 de abril. O evento é fechado ao público e não vale vaga para os Jogos Olímpicos (acompanhe aqui a corrida pela classificação).

Os últimos a entrar em quadra em abril são os atletas de handebol. Estreando a Arena do Futuro, o Torneio Internacional Masculino de Handebol, no Parque Olímpico da Barra, traz 64 jogadores para um amistoso entre quatro seleções de países das Américas (Brasil, Estados Unidos, Cuba e Uruguai).

O mês de maio encerra a lista de eventos preparatórios para os Jogos Rio 2016. O goalball será o último teste do Parque Olímpico da Barra: a seleção brasileira recebe e enfrenta as equipes de Finlândia, Estados Unidos e Lituânia - um torneio entre os quatro melhores países do mundo no esporte.
Em seguida, uma série de três eventos-teste encerra o calendário Aquece Rio: o atletismo (14 a 16), o atletismo Paralímpico (18 a 21) e o futebol (22) vão alinhar os últimos ajustes para o Estádio Olímpico receber as competições dos Jogos Rio 2016.

Trinta e dois eventos-teste já foram realizados até aqui - 12 deles só nos três primeiros meses do ano Olímpico. Cinco novas arenas foram inauguradas para receber alguns dos melhores atletas do mundo para disputas em dez esportes Olímpicos e dois Paralímpicos, ajudando organizadores a testar operações e a força de trabalho rumo aos primeiros Jogos da América do Sul - que começam em quatro meses.