Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Atleta britânico aprende português pelos Jogos e curte ao máximo o Rio de Janeiro

Por Rafael Cavalieri

David Florence incorpora o espírito carioca e até dá dicas de boas trilhas para se fazer na cidade dos Jogos Olímpicos

Atleta britânico aprende português pelos Jogos e curte ao máximo o Rio de Janeiro

David Florence está classificado para as semifinais da canoagem slalom (Foto: Getty Images)

As entrevistas coletivas contam com tradução simultânea para quem não fala o idioma do entrevistado. Nas áreas comuns, voluntários de todos os cantos do mundo ajudam jornalistas e atletas a se comunicarem. Mas entre o britânico David Florence e os repórteres brasileiros este auxílio não se faz necessário. O canoísta nascido na Escócia decidiu aprender português para não fazer feio nos Jogos Rio 2016. Após aulas online em casa, pasmem, ele fala direitinho.

Um dos favoritos na categoria C1 (canoa simples) da canoagem slalom, Florence está no Rio pela sexta vez, e desde a primeira evolui no aprendizado do português. O canoísta ressalta que gosta de aprender novas linguas para poder se comunicar melhor com o povo local.

Torcida particular ao lado de Richard Hounslow, parceiro de David Florence (Foto: Rio 2016/Rafael Cavalieri)

"Se torna uma experiência muito melhor quando você chega a um país e consegue se comunicar com qualquer um. O Rio é uma cidade linda e com um povo muito simpático. Fiz aulas e quero melhorar ainda mais", disse Florence, rateando em uma ou outra palavra, mas mostrando bastante intimidade com o idioma.

Brasileiro ganha torcida particular barulhenta na canoagem slalom e vai para a galera antes de competir

Nos períodos que passou no Rio antes dos Jogos Olímpicos, David Florence aproveitou para conhecer os principais pontos turísticos. Viu de perto o Cristo Redentor, subiu o Pão de Açúcar, comeu feijoada, mergulhou no mar e realizou uma das coisas que mais gosta de fazer quando não estão dentro da canoa: trilhas.

"A Pedra da Gávea é um lugar maravilhoso. Fui também na Pedra do Telégrafo e tirei fotos lindas. É uma cidade incrível. Poder mergulhar nas praias em um dia quente foi um privilégio", finalizou.

David Florence se classificou para as semifinais da categoria C1 na tarde desta segunda (7). Na terça ele volta a Deodoro para as baterias classificatórias da categoria C2, em que desce na canoa dupla ao lado do amigo Richard Hounslow. A dupla levou a prata nos Jogos de Londres 2012.